SP – Unidos de Vila Maria completa seus 67 anos de fundação

0
235

 

A aniversariante deste 10 de janeiro nunca foi campeã da divisão principal das escolas de samba da capital de São Paulo, tendo três campeonatos do grupo de acesso paulista e um título no grupo 2 da UESP.

Estando desfilando no grupo principal do carnaval paulista desde o ano de 2015 de forma ininterrupta, a melhor colocação da escola desde lá foi uma quarta colocação no desfile de 2019 quando apresentou o enredo “Nas Asas do Grande Pássaro o Voo da Vila Maria ao Império do Sol” dos carnavalescos Alexandre Louzada e Cristiano Bara.

Unidos de Vila maria – Carnaval de 2019

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria tem sua sede no bairro do Jardim Japão, no distrito da Vila Maria. Essa agremiação paulista tem um grande projeto social chamado “Vila Maria – Um Caso de Amor”. A cada ano são contabilizados cerca de quase 11 mil pessoas atendidas em sua quadra social.

A bateria da Vila Maria recebeu a denominação de Cadência da Vila, sendo uma das mais conhecidas e com melhor pontuação nos últimos carnavais no Anhembi.

No ano de 1968, quando aconteceu o primeiro desfile oficial da cidade de São Paulo, a Vila Maria chegou ao ponto mais alto do pódio no Grupo 2 (atual Grupo de Acesso), com um enredo que falava sobre Villa Lobos, tendo a agremiação desfilado com 300 integrantes e até mesmo apresentou uma ala mirim.

Três vice campeonatos marcaram a história da Vila Maria no grupo 1-UESP nos carnavais de 1977, 1984 e no ano de 2000, com os enredos  “Piollin, Alegria do Povo”, “Carnaval, Festa do Povo” e “Air Vila Maria, a Volta ao Mundo em 50 Minutos” respectivamente.

O carnavalesco paulista Wagner Santos levou a Unidos de Vila Maria ao campeonato de 2001 com o enredo “Vila Maria: A Seguir As Cenas dos Próximos Capítulos” no carnaval paulista de 2001 no grupo de acesso, tendo a agremiação sido promovida a desfilar no grupo especial no carnaval seguinte, grupo no qual permaneceu até o desfile de 2013. Wagner santos este na Vila Maria de 2001 ao carnaval de 2009 apresentando belos desfiles.

Um vice campeonato foi o melhor resultado alcançado pela Vila Maria no grupo especial das escolas paulistas com o desfile do carnaval de 2007 com o enredo “Vila Maria: Canta, Encanta Com Minha História: Cubatão Rainha das Serras” de Wagner Santos.

Unidos de Vila Maria – Carnaval de 2007

A décima quarta colocação alcançada no carnaval de 2013 com o enredo “Made in Korea” do carnavalesco Chico Spinoza fez a escola descer para o grupo de acesso no carnaval de 2014, quando foi então campeã do acesso com o enredo “Nos Meus 60 Anos de Alegria – Sou Vila Maria, e Faço a Festa Resgatando do Passado Brinquedos e Brincadeiras de Criança” do carnavalesco Lucas Pinto.

No carnaval paulista de 2017 a Vila Maria apresentou um enredo com foco em Nossa Senhora Aparecida, tendo o carnavalesco Sidnei França planejado e concretizado o enredo “Aparecida – A Rainha do Brasil. 300 Anos de Amor e Fé no Coração do Povo Brasileiro” tendo a agremiação ficado com o sétimo lugar, depois de um desfile cheio de muita fé e emoção, com os integrantes da escola vestindo fantasias comportadas, conforme o tema pedia.

Unidos de Vila Maria – Carnaval de 2017

No último carnaval a escola sob o comando do carnavalesco Cristiano Bara apresentou o enredo “China, O Sonho de Um Povo Embala o Samba e Faz a Vila Sonhar”, alcançando a quinta colocação.

Unidos de Vila Maria – Carnaval de 2020

Desde o desfile de 2018 a Vila Maria tem Sávia David, que também desfila no Rio de Janeiro pela Beija Flor de Nilópolis, ocupando o posto de rainha de bateria e desde o carnaval de 2014 Dani Bolina ocupa o posto de madrinha de bateria, na escola hoje presidida por Adilson Jose de Souza.

Wander Pires ocupa o primeiro microfone no carro da som da escola desde o desfile de 2018, sendo também primeiro intérprete na capital carioca da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Para 2021 a escola apresentará o enredo “O Mundo Precisa de Cada Um de Nós” de Cristiano Bara que vai para seu quarto desfile na agremiação sediada no Jardim Japão.

Unidos de Vila Maria – Logo Carnaval 2021

Para seu próximo desfile a escola não realizou festival de samba enredo, tendo encomendado o samba do trio de compositores cariocas Dudu Nobre, Zé Paulo Sierra e Diego Nicolau.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui