SP – Rosas de Ouro promete um desfile recheado de muita Tecnologia no Anhembi

0
275

 

No encerramento dos desfiles do grupo especial do carnaval de São Paulo nesse ano de 2020, a promessa é de que muita tecnologia entre na pista de desfile do Anhembi juntamente com a Rosas de Ouro, que no carnaval passado ficou com a terceira colocação.

A agremiação sediada na freguesia do Ó, apresentará o tema de enredo “tempos Modernos” abordando questões sobre a quarta revolução industrial e para isso apresentará fantasias com chips e também utilizará recursos oferecidos pela realidade aumentada em 3D.

A escola noticia que desfilará com cerca de 2.300 fantasias com um chip com antenas de captação de sinal por radiofrequência, que auferirão informações importantes, como por exemplo horário de entrada, tempo de desfile em cada setor, evolução e outras informações que auxiliarão os dirigentes a organizar o desempenho da escola na avenida.

O enredo é do carnavalesco André Machado, que criou o robô ROXP4, um brinquedo que foi trocado por outro mais moderno.

A revolução 4.0 é definida como uma transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital, que veio antes.

A escola conta com o amparo de três universidades que trouxeram experiências de dentro dos laboratórios para uma escola de samba pela primeira vez. São elas: Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário FEI e Instituto Mauá de Tecnologia.

A tecnologia para esse desfile fez com que a sexta alegoria da escola, que encerrará o desfile da agremiação, fosse desenhada virtualmente em realidade aumentada e em 3D e só poderá ser enxergada por quem baixar o aplicativo da escola.

A solução de rastreabilidade, inventada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, além de monitorar as fantasias da ala das baianas durante o desfile da Roseira, posteriormente acompanhará a devolução dessas roupas após o carnaval por meio de um chip. Assim, a agremiação saberá como todas as fantasias foram usadas e devolvidas para que tenham o destino correto e o reaproveitamento do material para outras finalidades.

A fantasia denominada “Código para o Futuro” terá código de barras que poderá ser lido por um aplicativo que mostrará todo conteúdo do carnaval da escola.

Ronaldo Fraga, estilista radicado em Minas Gerais, é o responsável pela criação da roupa da velha guarda da escola.

 

“…Eu sei que o tempo voa, e vai voar
Eterna como a rosa, assim será
A nossa relação, não importa a geração…”
Renascerá!

(Rosas de Ouro 2020)

 

por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui