SP – Raízes do Samba apresentará a vida e obra de Dona Ivone Lara como enredo para 2021

0
126

 

A Raízes do Samba, escola que desfila no grupo de acesso de bairros 1 da Uesp anunciou que no próximo carnaval a agremiação deverá apresentar o enredo “Sorriso Negro. Dama do Samba Ivone Lara”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Rodolfo Santos.

 

Yvonne Lara da Costa (Rio de Janeiro, Brasil, 1921 – Rio de Janeiro, Brasil, 2018). Compositora, cantora e instrumentista. Superando preconceitos para se lançar como compositora, é a primeira mulher a integrar a ala dos compositores da escola de samba, assinando, em 1965, com Bacalhau e Silas de Oliveira (1916-1972) Os Cinco Bailes da História do Rio, samba-enredo da Império Serrano no Carnaval que comemora os 400 anos da cidade. Desde 1968, Ivone desfilava na ala das baianas dessa escola.

Em 1970, adotou o nome artístico de Dona Ivone Lara. Nesse ano, participou do disco Sargentelli e O Sambão, gravado ao vivo, com as faixas Agradeço a Deus e Sem Cavaco Não, ambas feitas em parceria com Mano Décio da Viola. A gravação de discos consolidou a carreira de Dona Ivone Lara, que foi identificada pela crítica, na década de 1970, como uma das melhores compositoras de samba do Brasil. Uma das características marcantes de seu trabalho foi a melodia de seus sambas; as letras geralmente ficavam por conta de parceiros.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui