SP – Mocidade Unida da Mooca Completa seus 33 Anos de Fundação

0
113

 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Unida da Mooca, nunca desfilou no grupo de elite do carnaval paulista, estando atualmente no grupo de acesso, tendo neste último carnaval ficado com a quarta colocação, quando apresentou o enredo “A Ópera Negra de Abdias do Nascimento”, do carnavalesco André Rodrigues.

Fundada em 18 de março de 1987, hoje completa 33 anos de existência.

O nascedouro da agremiação se deu através do Bloco Solta Franga, que promovia desfiles, na época de carnaval e participava das festas durante o ano, pelo bairro paulista da Mooca.

Seu primeiro desfile se deu no carnaval de 1988 no grupo de seleção, onde permaneceu também no carnaval de 1989, ocasião em que foi vice-campeã e por isso foi promovida para o grupo 4 da UESP, onde desfilou no ano de 1990 com o enredo “Homenagem a Zequinha de Abreu”.

Com o enredo “A Arca de Noé” alcançou seu primeiro campeonato, então no grupo 4 da UESP, no carnaval de 1991, sendo promovida então para o grupo 3 também da UESP no carnaval de 1992.

No carnaval de 1992, como foi vice-campeã, foi promovida para o grupo 2 da UESP, grupo no qual permaneceu até o carnaval de 1998, quando não apresentou um bom desfile e foi rebaixada de volta ao grupo 3.

Do ano de 2000 até o carnaval de 2017 a Mocidade Unida da Mooca realizou desfiles pelos grupos 1,2,3 e 4 da UESP, até que pelo vice campeonato alcançado em 2017 foi promovida para desfilar no grupo de acesso 2 no reinado de Momo de 2018.

Com o enredo “A Santíssima Trindade de Oyó”, alcançou o primeiro lugar no carnaval de 2018, tendo conseguido então promoção para o grupo de acesso, onde desfila desde 2019.

No total, a Mocidade unida da Mooca tem cinco título de campeã no carnaval paulista, isto nos grupos de base da UESP e no grupo de acesso 2.

O Presidente Rafael Falanga está à frente da agremiação desde o ano de 2012.

A Mocidade Alegre é a madrinha da Mocidade Unida da Mooca, que tem as cores vermelho, branco e verde.

Passado o último carnaval a primeira porta bandeira da agremiação desligou-se de seu posto, depois de cinco carnavais desfilando pela escola.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui