O carnaval paulista de 2014 marcou o último desfile da Leandro de Itaquera no grupo de elite das escolas de samba de São Paulo, quando apresentou o enredo “Ginga Brasil, Futebol é Raça. Em 2014 a Copa do Mundo começa aqui” do carnavalesco Marco Aurélio Ruffinn.

Por conta de ter alcançado com este desfile apenas o 14º lugar, a escola acabou sendo rebaixada para o grupo de acesso 1, onde desfila desde o carnaval de 2015.
Para 2021 a Leandro de Itaquera vem com o enredo “No ecoar dos tambores e no feitiço da Leandro – De Dahomé as terras da encantaria – O cortejo da rainha Jeje e os segredos de Xelegbtá”, do carnavalesco Amarildo de Mello e com este desfile pretende voltar ao grupo principal do carnaval paulista.

Frente ao momento pelo qual estamos passando, o festival para escolha do samba que a escola levará para o Anhembi no próximo carnaval, foi realizado de forma virtual e quatro audições já foram realizadas, onde ficaram determinados os três sambas que participarão da grande final.
As obras finalistas são as seguintes:
1 – Compositores: Paulinho da Leandro, Diego Tavares, Thiago Brito, Tchelo, Valdir Cassoli, Henrique Cézar, Minuetto, Mario Alves e Elias Aracati. Intérprete Thiago Brito
2 – Compositores: Rafa do Cavaco, Turko, Thiago Sukata, Maradona, Fabio Souza, Luan e Thiago Meiners. Intérprete Igor Sorriso
3 – Compositores: Medonha, André Ricarndo, Juninho Branco, Jacopetti, Douglas Chocolate, André Filosofia, Luiz Pião, Beto Colorado, Nando do Cavaco e Marcelo Adnet. Intérprete Juninho Branco
A escola ainda não divulgou a data em que será realizada a escolha do samba da agremiação.
No carnaval passado a escola apresentou o enredo “Das Savanas Africanas às Savanas de Itaquera… Sou África! O Berço do Mundo. Leões de uma força abençoada”, primeiro carnaval de Amarildo de Mello na agremiação, tendo conquistado o sexto lugar.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior