SP – Complexo do Anhembi é cedido à iniciativa privada pelos próximos trinta anos em decorrência de processo de licitação

0
240

 

A passarela do Anhembi, onde ocorrem os desfiles das agremiações carnavalescas paulistas dos grupos especial, acesso 1 e acesso 2 todos os anos, na realidade faz parte de um complexo bem maior, que por força de um processo de licitação dirigido pela prefeitura da capital paulista, pelos próximos trinta anos vai passar para as mãos da empresa GL Events Brasil, por cerca de R$ 53,7 milhões.

O Anhembi, que é um complexo cultural-comercial, fica localizado na Avenida Olavo Fontoura, em Santana, na Zona Norte do município de São Paulo. Esse complexo foi edificado em 1970 pela Companhia Brasileira Fichet & Schwartz Hautmont, sob gestão do engenheiro Raymond Faure e do arquiteto Jorge Wilheim.

O complexo do Anhembi é dividido em três grandes áreas (Pavilhão de Exposições, Palácio das Convenções e Sambódromo) que oferecem dezoito espaços de vários tamanhos e funcionalidades diferentes, possuindo assim mais de 400 mil m² de área total.

Passarela de desfiles do complexo do Anhembi/SP

A empresa vencedora da licitação passa a ter a obrigação de promover a revitalização e modernização das áreas de todo o complexo, estando incluso nisso a obrigação de promover melhorias em todas as áreas que forma o todo do complexo.

A GL Events Brasil, em contrapartida a todos os investimentos que fará por força de contrato, irá poder explorar comercialmente todas as áreas, que recebem feiras de negócios, congressos, convenções, shows e festivais, e que poderá contar com parcerias junto a agências bancárias, casas de espetáculo, farmácias, conveniências, hotéis e estacionamentos.

A vencedora da licitação terá ainda a obrigação de efetuar o pagamento de 12,5% da receita operacional bruta de, no mínimo, R$ 10 milhões anuais.  O edital da licitação trouxe como proibições a instalação de templos religiosos, instituições educacionais de escala, megalojas e postos de gasolina junto à área do complexo.

Passarela do Anhembi

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui