SP – A Grandiosidade Alegórica das Escolas de Samba que desfilam no Anhembi…

0
1245

 

Que o carnaval de São Paulo tem um crescimento que se observa ano pós ano, isso é inegável, até porque a municipalidade paulista entende carnaval como produto cultural e de turismo, investindo quantias bastantes significativas para que o desfile das agremiações paulistas cada vez mais tenha destaque na mídia em geral, não só na mídia carnavalesca especializada.

As escolas de samba de São Paulo que desfilam no Anhembi, desde o grupo principal até os grupos intermediários, encaram carnaval como negócio, com planejamento bem feito e iniciam seus trabalhos tão logo um carnaval termine, com vistas ao carnaval seguinte.

O profissionalismo que se emprega é impressionante nos barracões das escolas de samba paulistas, com muita agente que vem do Amazonas, tão logo o Festival de Parintins termina, para engrossar a lista variada de profissionais que atuam nos bastidores, nas mais variadas áreas das artes. São ferreiros, carpinteiros, aderecistas, figurinistas, escultores, costureiras, dentre outras categorias, que tem por objetivo concretizar visualmente aquilo planejado pelo carnavalesco da agremiação, ou pela comissão de carnaval, que tornou-se bastante presente em muitas escolas de samba.

Prática diferente do carnaval carioca, onde as alegorias são levadas para a área de concentração na data anterior ao dia do desfile, em São Paulo, pela grandiosidade das alegorias apresentadas, essas são levadas para a área de concentração no Anhembi até com mais de sete dias antes da data do desfile, e nesta área são de fato montadas e daí é que se pode visualizar a grandiosidade e até mesmo os efeitos  de luz que vão ser apresentados no desfile oficial.

Tão logo estas alegorias comecem a ser montadas e testadas na concentração do Anhembi, começam a pipocar pela internet fotografias que registram esta grandiosidade, deixando os amantes do carnaval cada vez mais ansiosos para que o grande dia chegue logo e sua agremiação do coração faça um grande desfile.

Abaixo alguns registros fotográficos das alegorias das agremiações paulistas já no Anhembi sendo montadas e testadas com vista à grandes desfiles, já que mais uma vez o carnaval de 2020 promete superação.

Os desfiles na capital paulista iniciam pelo grupo especial das escolas de samba na próxima sexta-feira e sábado, com transmissão ao vivo pela Rede Globo, começando os desfiles dos grupos intermediários a partir do próximo domingo.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui