Sambista participa do novo clipe da cantora Anitta, sofre ataques e pede respeito

0
835
Fotoo Daniel Machado

Após bastante divulgação, a cantora Anitta finalmente lançou o clipe da musica “Girl From Rio” na ultima sexta-feira (30). O vídeo, que foi gravado no piscinão de Ramos, mostra a brasilidade da artista e também foca na representatividade. Entre os diversos personagens que compõem a proposta “Garotas do Rio”, destaque para passista Plus Size, Nilma Duarte. Além de passista, Nilma, moradora do Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, também é modelo.

A oportunidade veio sem muita pretensão, mas a modelo plus acredita que sua sinceridade na entrevista chamou atenção dos produtores da estrela da musica Pop Nacional.

Fui indicada por um amigo. A agência estava procurando figurantes, então mandei minhas fotos. O perfil foi aceito pelo meu manequim cinquenta e dois. Sempre que vou para estes lugares levo meu próprio biquíni, então levei e aceitaram. A gravação foi em Outubro, e não sabíamos nada da musica. Tinham mais ou menos cem pessoas. Na gravação não fiquei muito próximo da Anitta, pois foram poucos takes onde puder ficar  próximo dela. Após a gravação, a produção escolheu algumas pessoas para algumas coisas separadas, fotos, vídeos. Eu fui uma dessas pessoas“, explica.

Registro do dia da gravação – Foto arquivo pessoal

Quando recebi a ligação para completar meu cadastro, a produção pediu para falar um pouco mais de mim. Falei que sou mãe, chefe de família, favelada e gorda. Também me perguntaram se eu tinha a cara do Rio, daí falei da minha história, porque o Rio de Janeiro não é só o calçadão de Copacabana. Garota do Rio, não é somente aquela que usa manequim trinta e seis. Ela é guerreira, pode ser mãe sozinha, é batalhadora e também mora em comunidade. Ela pode morar onde o Uber não para na porta, esta é a minha realidade. De onde eu eu desço num local, tenho que caminhar bastante até chegar a minha casa, porque o Uber não me deixa no meu portão. Esteja com o sol quente ou tarde da noite, o Uber não me deixa na minha porta porque moro em comunidade“, conta.

Para surpresa da “Garota do Rio”, a própria artista fez uma postagem nas redes sociais no inicio da campanha de divulgação do novo single. Nilma conta que recebeu a noticia com surpresa.

No inicio de Abril a Anitta fez a postagem pra começar o pré-lançamento do do clipe. A primeira coisa do lançamento foi minha foto. Soube através de uma amiga da minha filha. Fiquei sem entender e repostei. Os Fãs Clubes da Anitta vieram praticamente em peso, procurando saber quem eu era“.

Foto arquivo pessoal

Aos 48 anos, mãe de três filhos (25 anos, 19 anos e outra de 15) e avó, Nilma Duarte conta que o preconceito ainda é grande em relação a sua estética. Nem mesmo a participação no clipe da “poderosa” Anitta inibiu reações neste sentido. Em recente entrevista ao Jornal Extra, do Rio de Janeiro, Nilma se deparou com elogios, mas não escapou das inúmeras criticas carregadas de hostilidades.

Tiveram comentários positivos e outros muitos pesados. Falar que sou uma garota do Rio favelada, muitas pessoas não aceitaram. Acharam feio, grosseiro, quando apenas falo da minha realidade. A Anitta tem a carreira dela, sem a necessidade de me escolher, fui a escolhida para representar a mulher guerreira que cuida do seu lar e tenta ser exemplo para os filhos. Não importa onde você é criado, o que importa é a base que você tem. Sabia que poderia causar isso nas pessoas, pois tem que ter muita coragem para assumir o que você é“.

A passista comanda um projeto que conta com outras passistas Plus Size. O projeto tem como objetivo romper barreiras e quebrar tabus. O Plus no SambaRJ, criado em 2017, reúne mulheres que buscam romper os padrões pré-estabelecidos por estereótipos da sambista padrão. Nilma foi a  Pioneira em levar ala de mulheres plus size para a Marques de Sapucaí em 2018, em desfile pela Paraíso do Tuiuti.

Foto Reprodução

Sou gorda, aquilo que a sociedade faz questão de fingir que não existe. Fui pioneira ao criar a ala plus size no carnaval do Rio de Janeiro. Não faço apologia a obesidade, prezo para cuidem do corpo, da saúde, se aceitarem e lutar pelo respeito. Não acho bonito, de forma nenhuma, a grandona ficar deitada no sofá comendo pizza e tomando refrigerante. Tenho meninas que chegaram completamente cruas. Minhas componentes participaram de concursos, onde dou dicas de passarela e ensino modelar. Uma ganhou o primeiro lugar da mais bela gordinha negra do Brasil, a outra ganhou mais bela gordinha do Brasil na categoria sênior, também ganhamos a Plus Size Rio de Janeiro. Colocamos até uma como Rainha de bateria em uma escola de samba. No carnaval também vejo alguns problemas. Nada contra amigas passistas, que pintam e bordam no samba, mas temos aquela menina que engravidou e ganhou peso, que teve um distúrbio hormonal e ganhou peso, e com isso acabaram perdendo seu espaço nas escolas”.

Reprodução

Espero realmente que haja uma mudança nos olhares e nas oportunidades. Quando digo isso, falo sobre as pessoas respeitar o nosso trabalho e nossa forma de viver. A pessoa com obesidade é falta de saúde? Hoje estamos em plena pandemia, o grande número de pessoas em risco são obesas. E o que se tem feito pra isso? E o que os grandes empresários estão fazendo a esse respeito? Uma grande empresa faz tênis confortável para o pé de uma pessoa que tem um sobrepeso? Roupas de ginástica, existem números maiores para que a pessoa acima do peso consiga se vestir de forma confortável e fazer a sua atividade? Fiz uma linha de roupas fitness  exatamente pensando nisso, porque malho, faço estética e cuido do meu corpo”.

Reprodução

Durante a pandemia, a incansável Nilma Duarte colocou em prática mais uma ação. O #maeschefesdefamilia promoveu entregas de cestas básicas com a ajuda de doações, para o amparo daquelas que ela denomina como “Guerreiras”. Aos 48 anos, com a fama adquirida, após participação no clipe e tantos projetos, ainda sobra tempo para desfilar na Renascer de Jacarepaguá com sua ala, ser coroada Rainha do Carnaval do Mercadão de Madureira em 2020, participar do DVD do Grupo Vou Pro Sereno, aparecer no Clipe “Rainha da Favela” da cantora Ludmilla, além de ser a segunda “Mais bela gordinha do Brasil” em 2015, na categoria Sênior e a “ Miss Plus Size RJ ” também em 2020, também na categoria Sênior.

Rainha do Carnaval do Mercadão de Madureira 2020 coroada antes da pandemia – Reprodução

As escolas por onde passei, fiquei muito feliz, pois plantei a semente da ala Plus Size. O trabalho continuou, mesmo eu não estando mais nas agremiações, isso é muito bom. Mas ainda falta muito, aos poucos vamos conseguindo adequar porque a minha cabeça é um turbilhão de ideias. Um dia eu consigo achar quem consiga acreditar nas minhas ideias. Fiquei muito grata pela atitude da Anitta em relação ao conceito de empoderamento e diversidade. Quem não gostar não olha, eu vou continuar seguindo e onde vou chegar, não sei. Ainda vão ouvir falar muito de mim, do meu trabalho. Nós vamos tomar nosso espaço e que as pessoas nos olhem com respeito, não vamos retroceder. Cheguei para causar falatório e rebuliços, nada vai me fazer parar”, conclui a nossa “Girl From Rio in Samba”.

Foto Reprodução

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui