RJ – “Vai tacar Pedra?” Mangueira sofre ataques nas redes sociais

0
922

Após repostar no dia 20/11 fotos e contatos para interessados em adquirir a fantasia que denominada ”Maria Madalena ano 2000?, a pagina no Facebook da escola passou a receber uma enxurrada de comentários de pessoas fora do meio carnavalesco, onde as mesmas utilizam a frase “Deus vult“, expressão do latim que em português significa “Deus quer”.

A expressão é histórica e foi usada no século XI quando o Papa Urbano II declarou guerra ao Islamismo através das Cruzadas.

Recentemente a extrema direita Brasileira, inflamada pela ascensão do Governo Bolsonaro, tem se utilizado da expressão. A frase se tornou “uma espécie de palavra de código” propagada em mídias sociais.

Em alguns comentários o tom chega a ser de ameaças, indicando que serão tomadas medidas baseadas nas ações das Cruzadas Católicas durante a era medieval.

Dentro da proposta do enredo verde e rosa para 2020, o figurino associa a figura de Maria Madalena, julgada em sua época por não seguir os padrões vigentes e por isso perseguida, à estética LGBT.

Segundo o carnavalesco Leandro Vieira existe uma discrepância no fato do Brasil ao mesmo tempo que se registra como 90% cristão, ser o país em que mais se mata homossexuais.

Em recente entrevista ao Carnaval N1, o carnavalesco declarou que o enredo ” A verdade vos fará livre” não irá abordar a religião Cristã. Ainda segundo Leandro, a Mangueira propõe ao público uma nova biografia, onde se imagina como seria o cenário caso Jesus Cristo retornasse nos tempos atuais.

Informações para desfilar na ala ”Maria Madalena ano 2000? estão na pagina da escola.

Por Waldir Tavares

“Maria Madalena ano 2000”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui