RJ – Unidos do Viradouro Já tem Enredo Para o Próximo Carnaval do Rio de Janeiro

0
206

 

A grande campeã do carnaval carioca que passou já  tem enredo para seu próximo desfile, onde deve lutar por um bi-campeonato na folia do Rio de Janeiro.

A Unidos do Viradouro anunciou o tema “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”, onde a agremiação deve tomar como ponto de partida para estruturar seu desfile o carnaval do ano de 1919, acontecido pós a pandemia da gripe espanhola e o final da primeira guerra mundial.

 

O Carnaval de 1919 parecia a redenção. O encontro dos vivos. O brinde a carne. O extravasar depois de um contato tão próximo com a finitude.
Nas festas de rua ou nas festas de clubes, como no Democráticos, no centro da cidade, a turma bebia e cantava até não poder mais. (Fonte: O Dia – edição de 27/01/2020)
RIO... que mora no mar: O Carnaval de 1919... há 100 anos!
Os memorialistas qualificam o Carnaval de 1919 como um dos mais animados que o Rio de Janeiro teve: bailes, batalhas de confete e incontáveis blocos espalhados pelos bairros. Ao que parece, houve uma dramatização carnavalesca da situação que os vitimara. Tudo era motivo de alegria e riso. (Azevedo, Nara. “La dansarina: a Gripe Espanhola e a vida cotidiana na cidade do Rio de Janeiro (1918)”. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 1997, p.11-30).
Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui