RJ – Unidos de Vila Isabel festeja seus 75 anos de fundação nesse quatro de abril

0
453

 

Para o torcedor da Unidos de Vila Isabel, esse domingo de Páscoa vai ser especial, já que nesse dia comemora-se os 75 anos de fundação da escola, bodas de brilhante da escola de samba que notabilizou-se por realizar desfiles cheios de garra  e emoção, mesmo que os recursos para pôr o carnaval da agremiação na rua fossem bastante reduzidos em algumas oportunidades.

Unidos de Vila Isabel – Desfile de 2016

A galeria de troféus da Unidos de Vila Isabel conta com três campeonatos no grupo de elite do carnaval carioca nos anos de 1988, 2006 e 2013, outros dois campeonatos conquistados na grupo de acesso do Rio, nos carnavais de 1979 e 2004 e um troféu de campeão no carnaval de 1960 quando desfilou na terceira divisão do carnaval da Cidade Maravilhosa.

Unidos de Vila Isabel – Desfile de 2012

Atualmente a escola tem sua sede no Boulevard 28 de Setembro, no bairro carioca de Vila Isabel, onde realiza grandes ensaios de rua na época próxima ao carnaval e que são uma grande atração para o lugar, levando centenas de pessoas para assistir a estes ensaios pré carnavalescos.

Em seu brasão há a coroa da Princesa Isabel, aonde figuram na parte de cima um resplendor com uma fita azul aonde se encontram as iniciais da agremiação (GRESUVI), e na parte de baixo, se observa uma clave de sol, um pandeiro e a pena de Noel Rosa.

Unidos de Vila Isabel – Desfile de 2017

Desde o carnaval de 2005 que a Unidos de Vila Isabel desfila de forma ininterrupta no grupo especial das escolas de samba do Rio, carnaval aquele no qual apresentou o enredo “Singrando os mares e construindo o futuro”, enredo este desenvolvido pelo genial Joãosinho Trinta e Wany Araújo, no único carnaval realizado na escola por J30.

Unidos de Vila Isabel – Desfile de 2005

Depois do retorno da escola ao grupo principal que desfila na Marquês de Sapucaí, a agremiação alcançou dois campeonatos, um no ano de 2006, quando o carnavalesco Alexandre Louzada desenvolveu o enredo “Soy loco por tí, América: A Vila canta a latinidade” e posteriormente sob a batuta de Rosa Magalhães a escola foi a grande campeã de 2013 com o enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um”.

Unidos de Vila Isabel – Desfile de 2013

Desde o carnaval de 2019 o posto de carnavalesco da Vila Isabel foi ocupado por Edson Pereira, que já em seu primeiro ano colocou a escola de volta ao desfile das campeãs, onde não desfilava desde seu último campeonato.

Edson para seu primeiro ano na agremiação do bairro de Noel arquitetou e apresentou o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila canta a cidade de Pedro”, tendo com este desfile a escola conquistado a terceira colocação.

Unidos de Vila Isabel – Desfile de 2019

Para seu próximo desfile a escola vai cantar a vida e obra de uma de suas principais figuras, o cantor e compositor Martinho da Vila, com a apresentação do enredo ” Canta, Canta, Minha gente! A Vila é de Martinho!”.

Unidos de Vila Isabel – Logo Carnaval 2022

Atualmente, levando-se em consideração o ranking estabelecido pela LIESA considerando o aproveitamento da escola desde o carnaval de 1985 até o último carnaval de 2020 a Unidos de Vila Isabel está no oitavo lugar.

Mas a realidade é que o amante do carnaval, ao ouvir o nome da agremiação de Martinho da Vila, logo tem sua mente invadida pelo desfile inesquecível apresentado pela agremiação no carnaval carioca de 1988, quando foi apresentado o enredo “Kizomba, a festa da Raça”, enredo este desenvolvido pelos carnavalescos Milton Siqueira, Paulo César Cardoso e Ilvamar Magalhães.

Unidos de Vila Isabel – Desfile de 1988

Para aquele carnaval a agremiação escolheu para embalar seu desfile o samba enredo de autoria dos compositores Rodolpho, Jonas e Luiz Carlos da Vila, composição esta que ganhou lugar de destaque na galeria dos grandes sambas de enredo do carnaval brasileiro, sendo até nossos dias muito lembrado, pela força de sua letra e pela garra com a qual os desfilantes da agremiação o cantaram na sua apresentação oficial.

 

Kizomba teve apenas uma apresentação na passarela carioca da Marquês de Sapucaí, já que naquele ano o desfile das campeãs acabou sendo cancelado em função de fortes chuvas que assolaram  a cidade do Rio de Janeiro naquela época, deixando aqueles que admiram o carnaval com um gostinho de quero mais.

Considerando a premiação concedida pelo júri do Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, a Unidos de Vila Isabel recebeu suas maiores premiações nos quesitos mestre-sala(8), personalidade (7) e samba enredo do grupo especial com seis premiações.

Unidos de Vila Isabel – Desfile de 2020

PARABÉNS VILA ISABEL…

MUITO SUCESSO PARA A ESCOLA DE MARTINHO…

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui