RJ – Tradição do Trem do Samba sofre Modernização para Edição deste Ano

0
294

 

O Trem do Samba já é uma tradição no Rio de Janeiro, comemorativo ao dia nacional do samba, uma vez que já aconteceram 21 edições.

Mas para esse ano essa tradição será quebrada e o Trem deixará de ser realizado na capital fluminense. A prefeitura da cidade, numa decisão inédita, optou por alterar a festa para “BRT do Samba”. Com essa alteração o percurso tradicional da comemoração, Central-Madureira, trajeto percorrido por sambistas históricos como Paulo da Portela na década de 20, foi trocado.

Muitos críticos e amantes do samba lamentaram a alteração depois de muitos anos e a perda do trajeto histórico, assim como a nova formatação para o evento.

O novo festejo do Dia Nacional do Samba será no BRT, agendado para o sábado, dia 30 de novembro, com saída do Terminal em Madureira em direção ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Chegando ao terminal Alvorada, os sambistas seguirão em cortejo para a Cidade das Artes para o Festival Matrizes do Samba, uma realização da Rede Carioca das Rodas de Samba em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio.

A intenção do BRT Rio é transformar o Terminal Paulo da Portela, em Madureira, em uma grande roda de bambas. O evento deve iniciar na Zona Norte, às 10:00 horas da manhã com homenagem aos sambistas Noca da Portela, Zé Luiz do Império e Dorina.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui