RJ – #RaioX2021 Waldir Tavares analisa: Portela time forte e tabu na Comissão de Frente

0
592
Carro abre-alas da Portela antes do início do desfile — Foto: Marcelo Brandt/G1
Mais um Raio X no elenco das Escolas de Samba do Grupo Especial/RJ para 2021.
Hoje analisaremos o elenco da atual sétima colocada, a GRES Portela

No ultimo carnaval a Águia ficou fora do Desfile das Campeãs, o que não ocorria desde 2013. O fato deixou frustados seus milhares de torcedores, que sonham em voltar a figurar entre as seis melhores no próximo carnaval.

Em 2021 a BATERIATabajara do Samba” continuará sob o comando de Mestre Nilo Sérgio que está na escola desde 2006. O quesito vai muito bem nos últimos anos. Com exceção de 2019 onde só recebeu uma nota 10, a Portela garantiu notas máximas nos últimos cinco anos (30 pontos com descartes), inclusive gabaritando o quesito em 2020. Prata da casa, Bianca Monteiro continua somando no cargo de Rainha de Bateria.

Mestre Nilo Sérgio e a rainha Bianca Monteiro estão entre as principais estrelas do time da Portela – Leo Cordeiro / Divulgação

No comando do carro de som, o interprete Gilsinho vai para seu sexto ano consecutivo na escola. O interprete é querido na agremiação e possui dois estandartes de ouro na carreira.

Interprete Gilsinho Fotos: Divulgação

SAMBA ENREDO é o quesito que vem honrando a histórica safra de grandes obras da Portela. Nos últimos cinco carnavais, a azul e branca recebeu todas notas máximas nos sambas “No voo da águia, uma viagem sem fim…” (2016), “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá” (2019) e “Guajupiá, Terra sem males” (2020), alcançando 30 pontos com o samba do campeonato em 2017, “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar?” e apenas não foi bem com “De repente de lá pra cá e “dirrepente” daqui para lá” de 2018, que recebeu dois 10, um 9,8 e um 9,9.

Se a máxima “Em time que está ganhando não se mexe” for levada em conta, a  Portela manterá a fórmula de ter comissões nas diretorias de Carnaval e Harmonia. Inclusive renovando com todo time.

Cuidando diretamente do Projeto para 2021, tudo leva a crer que o Presidente Luis Carlos Magalhães manterá Claudinho Portela, Jr. Scafura e Higor Machado na direção geral de carnaval e Chope, Sérvolo Jorge, Jorge Barbosa, Marcio Emerson, Nilce Fran, Valter Moura, Leonardo Brandão cuidando exclusivamente da HARMONIA e EVOLUÇÃO portelense.

O time fortíssimo ou grande parte dele vem garantindo notas máximas nos dois quesitos por pelo menos cinco carnavais.

EVOLUÇÃO de 2019 (29,9) e HARMONIA de 2020 (29,9) foram as  únicas vezes que os quesitos citados não foram nota máxima ou pelo menos 30 pontos desde o carnaval de 2016. Grande feito dos profissionais da Águia de Madureira!

COMISSÃO DE FRENTE é o grande problema da Portela. A escola não gabarita o quesito desde 2001. As ultimas notas 10 foram as duas únicas no carnaval de 2017 (teve outros dois 9,9). Este talvez seja o maior recorde negativo entre as grande escolas do Rio de Janeiro.

No comando da comissão, a Portela já teve nomes como Jeronimo da Portela, Jorge Teixeira, Márcio Moura, Ghislaine Cavalcanti, Sergio Lobato e no ultimo carnaval Carlinhos de Jesus. Para 2021 mais uma troca, sai Carlinhos e chega o estreante Manoel Francisco.

Coreógrafo e ator, Manoel possui quase 40 anos de carreira em palcos do Brasil e do mundo. O artista, que hoje é chefe da divisão de dança do Teatro Municipal do Rio, entrou para o balé do Municipal/RJ em 1985, aos 17 anos. Sendo promovido a primeiro solista em 1986. Sua carreira internacional teve início aos 20 anos, quando foi contratado pelo Basel Ballet, na Suíça. Possui experiencia em turnês pela França, Suíça, Itália, Holanda e Áustria.

Manoel Francisco – Foto: Raphael Perucci

Francisco tem bagagem, resta a esperança que a arriscada aposta em um estreante tenha sido a melhor decisão por parte da diretoria azul e branca.

Marlon LamarLucinha Nobre foram renovados para 2021. Experientes, estão juntos na agremiação desde 2017 quando receberam todas notas máximas. Garantiram 30 pontos em 2018 e voltaram gabaritar 2019.

No ultimo carnaval o casal não foi bem, sofreram com as notas recebidas. Os julgadores avaliaram a performance com triplo 9,9 e duplo 9,8. Após leitura das justificativas, se entende que algumas “novidades” não foram bem aceitas por quem julga.

Fazendo o que sabem, o histórico da dupla mostra que na Portela o quesito possui dois excelentes nomes no comando. Renovação mais do que acertada.

Primeiro casal de porta-bandeira e mestre-sala da Portela, Marlon Lamar e Lucinha Nobre — Foto: Marcelo Brandt/G1

Nos quesitos plásticos, Renato e Márcia Lage também renovaram com a Portela. O casal é bastante respeitado e juntos possuem três vice campeonatos pelo Acadêmicos do Salgueiro. Renato sem a esposa é Treta Campeão do Grupo Especial/RJ, onde não vence desde desde 2009, quando fez “Tambor” na vermelho e branca da Tijuca.

No quesito ENREDO, o casal vinha de dois péssimos resultados no Acadêmicos do Grande Rio, onde “Vai Para o Trono ou Não Vai?”(2018) e “Quem Nunca…? Que Atire a Primeira Pedra”(2019) não receberam nenhuma nota 10. No ultimo carnaval, já na Portela, se redimiram com notas máximas dos cinco julgadores com “Guajupiá, Terra sem males”.

Márcia e Renato Lage estreiam na Portela com enredo ‘Guajupiá: terra sem males” — Foto: Portela/Divulgação

Os Lage vem devendo boas notas em FANTASIAS. Não gabaritam o quesito desde 2015 com os figurinos do enredo  “Do Fundo do Quintal, Saberes e Sabores na Sapucaí“,no Salgueiro.

ALEGORIAS e ADEREÇOS garantiram os 30 pontos em 2020, mantendo a boa performance de 2019, onde receberam nota máxima de todos os julgadores.

É um time fortíssimo que tentará levar mais um troféu a galeria da maior campeã do carnaval carioca.

No ultimo carnaval a Portela errou de forma primária em quesitos onde tem força, mas isso já passou. Em 2021 os dados provam a força da Águia de Madureira, porém na Comissão de Frente ainda paira a desconfiança e o fantasma de não pontuar no quesito há quase 20 anos.

Por Waldir Tavares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui