RJ – Projeto “A Voz do Samba” começa hoje lives sobre prevenção de doenças vocais

0
273

O dia 16 de Abril é o Dia Mundial da Voz, e a fonoaudióloga Isabel Monteiro Gomes organiza junto a outros profissionais da área A Semana da Voz, onde o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para prevenção de doenças vocais.

Diante a Pandemia com o Coronavirus, onde mantemos o isolamento social dentro do possível e o distanciamento social, nós do projeto a Voz no Samba tivemos a iniciativa e criamos o quarentena da voz. Convidamos especialistas para trocarem experiencias para profissionais e não profissionais relacionados a voz. Nossa intenção é motivar as pessoas, aproximar informações relacionadas a ciência, saude, a educação e a cultura.” Explicou Isabel.

Há 16 anos, Isabel Monteiro Gomes (CRFa 1-7644) trabalha com profissionais que usam a voz como ferramenta de trabalho no Carnaval. Ela acompanhava as agremiações como foliã e passou a atender intérpretes de samba, puxadores de blocos de rua e pagodeiros no consultório, bem como a trabalhar canto e preparação vocal de Rei Momo e Rainha do Carnaval.

Isabel preparando o intérprete Quinho antes do desfile da Acadêmicos do Salgueiro em 2020

Isabel possui vasta experiencia e já passou por diversas escolas de samba , como Salgueiro Portela, Mocidade, Estácio de Sá, Imperatriz Leopoldinense, grupos de acesso entre outros. Alguns  trabalhos apenas com cantores oficiais, e em sua maioria todos do carro de som.

Já trabalhou também com blocos de Carnaval, cantores de rodas de samba e pagodeiros. Há pelo menos cinco anos ela criou o projeto A Voz no Samba, que procura aprimorar as apresentações de escolas de samba e blocos de rua. Assim, além dela, responsável técnica pelo projeto, a equipe básica envolve professor de canto, otorrinolaringologista, técnico de sonorização para ensaios no estúdio e educador físico. A equipe de apoio, que é acionada para situações pontuais, reúne fisioterapeuta, nutricionista, músico, dentista, entre outros profissionais.

Os encontros acontecem na Página, no insta @avoznosamba.

Toda segunda são encontros musicais e as quartas são lives com temas diferentes e atualizados com profissionais da área.

PROGRAMAÇÃO
  • Dia 13/4 ABRAÇO SONORO MUSICAL – as 19 hs: Cantor e Preparador Vocal da Orquestra Almir Moraes.
  • 15/04 LIVE Perícia e Atualidades Tecnológicas Diret. do DEDIT – MPRJ Maria do Carmo Gargaglione
  • 16/04  14 HS I Simpósio ONLINE DE Voz da UFF
    TEMA A VOZ NO SAMBA: ESPECIFICIDADES DO TRABALHO FONOAUDIOLÓGICO
    Isabel Monteiro Gomes As 14 hs
  • 16/04 as 18 horas, live no Instagram tema Suporte Fonoaudiólogico com e sem “Off Season” com Isabel e o Fonoaudiólogo Eduardo Magalhães.
Por Waldir Tavares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui