RJ – O tradicional Cacique de Ramos chega aos seus 60 anos de fundação

0
857

 

Fundado no dia 20 de janeiro de 1961, no bairro carioca de Ramos, zona norte da Cidade Maravilhosa, o G.R. Cacique de Ramos possui São Sebastião como padroeiro.

O bloco de embalo possui fortes ligações com a Umbanda e foram em suas rodas de samba que apareceram grandes nomes do samba carioca das últimas décadas.

A imagem pode conter: texto que diz "60 ANOS …• DERAMOS CACIQUE R. 1961 JANEIRO FUNDADO EM2 20 DE JUBILEU A BÚSSOLA do SAMBA de DIAMANTE"

 

Ubirajara Félix do Nascimento, de 83 anos, integrante do grupo fundo de Quintal, mais conhecido como Bira Presidente, é fundador do bloco e ocupa o posto de primeiro mandatário da agremiação.

Nomes de expressão no samba, como já foi referido, dentre estes Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, além do grupo Fundo de Quintal ganharam destaque através do bloco, que em seus desfiles pelo Centro costuma arrastar cerca de oito mil pessoas. Já as rodas de samba, gratuitas aos domingos, levam até quatro mil para a quadra da Rua Uranos.

Grandes nomes do samba, blocos e Sapucaí agitam carnaval carioca - ANF - Agência de Notícias das Favelas |

Hoje, por conta da pandemia de Covid-19, a quadra do bloco está fechada, sem a realização dos eventos tradicionais, como rodas de samba e feijoadas a sombra da tamarineira existente no local.

No carnaval de 2012 o Cacique de Ramos foi enredo da Estação Primeira de Mangueira, quando foi apresentado o enredo “Vou festejar! Sou Cacique, sou Mangueira!” do carnavalesco Cid carvalho, quando a verde e rosa alcançou a sétima colocação.

No ano de 2010, logo em seguida a celebração pelos 50 anos do bloco, o Cacique de Ramos foi tombado como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro.

PARABÉNS CACIQUE DE RAMOS…

QUE VENHAM MAIS 60 ANOS DE GLÓRIAS…

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui