RJ – Nove escolas de samba sacodem as ruas do Rio com seus ensaios neste Domingo (05)

1
3111
Foto: Wigder Frota

Há 50 dias para o inicio dos desfiles, 09 escolas de samba tradicionais realizam ensaios de rua prometendo sacudir vários pontos do Rio de Janeiro, neste Domingo (05).

Os treinos que são os primeiros de 2020, ocorrem tantos na capital fluminense, quanto nas cidades de Duque de Caxias e Niterói.

Acadêmicos do Cubango

o Acadêmicos do Cubango realizará o seu terceiro ensaio de rua, na Av. Ernani do Amaral Peixoto, palco principal do Carnaval de Niterói neste Domingo (05), sendo este especial por ser o primeiro no ano de 2020.

A concentração acontecerá às 19h30, próximo ao Banco do Brasil, no cruzamento com a Rua Barão do Amazonas.

Em 2020, O G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango levará para a Sapucaí o enredo “A voz da liberdade”, em que homenageará Luiz Gama, que é considerado o maior abolicionista do Brasil. O tema será desenvolvido pelos carnavalesco Alexandre Rangel e Raphael Torres

A atual vice-campeã do Grupo de Acesso será a quinta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, dia 21 de fevereiro de 2020.

Império Serrano

O “Reizinho de Madureira” terá a responsabilidade neste Carnaval da Série A, de falar sobre o empoderamento feminino, realizará hoje dia 5 de Janeiro às 20 horas, ensaio técnico de rua com todos os segmentos, visando ao fortalecimento do canto do hino oficial do enredo “Lugar de mulher é onde ela quiser!“, desenvolvido pelo carnavalesco Junior Pernambucano. 

A concentração que será feita na Quadra de Ensaios Eloy Anterro Dias, Avenida Edgard Romero, 114 – Madureira.

Unidos do Viradouro

A atual vice campeã do carnaval carioca realiza seu primeiro ensaio de Rua do ano visando o titulo do carnaval 2020.

Todos os segmentos ensaiam na Av Amaral Peixoto/Centro Niterói, as 18:00 hs, local que já vinha sendo utilizado no final do ano passado.

Com o enredo “Viradouro de Alma lavada”, de autoria de Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, a vermelha e branca será a segunda escola a desfilar no Domingo de carnaval.

Estação Primeira de Mangueira

A atual campeã do carnaval carioca, Estação Primeira de Mangueira, tem o primeiro encontro de 2020 com sua comunidade neste Domingo (05), e será nas ruas a partir das 18h, na Avenida Estação Primeira de Mangueira, perto da saída da estação Maracanã do metrô e da Quinta da Boa Vista.

Todos os segmentos estão convocados, visando os preparativos para o desfile do carnaval de 2020, quando a escola apresentará o enredo “A verdade vos fará livre”, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira.

Portela

A Portela vai iniciar sua sequência de ensaios de rua neste domingo (5). O evento, que contará com a presença de todos os segmentos da escola, servirá para ajudar na preparação rumo ao desfile de 2020. A concentração será na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, a partir das 17h.

Evento vai acontecer na Estrada do Portela, com a presença de todos os segmentos e alas e os componentes partirão da sede histórica da Portelinha, na Estrada do Portela, em direção à Rua Clara Nunes, onde fica a quadra.
Sétima agremiação a entrar na Avenida, no Domingo de Carnaval, a Portela vai lutar pelo 23º título de sua história com o enredo “Guajupiá, Terra Sem Males”, dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage.

Grande Rio

Neste Domingo, dia 5 de janeiro, o Acadêmicos do Grande Rio retoma sua agenda de ensaios. Com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais seu desempenho, seus segmentos e comunidade voltam à Avenida Brigadeiro Lima e Silva/Centro Duque de Caxias a partir das 19 horas, com concentração na altura do supermercado Carrefour.

Os treinos estão previstos para acontecer todos os domingos até o dia 16 de fevereiro, no mesmo local.

A escola levará para a Avenida o enredo “Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”, desenvolvido pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.

São Clemente

A São Clemente realizará neste domingo (05 de janeiro) seu primeiro ensaio de rua para o Carnaval 2020. O evento acontecerá na Praça Corumbá, em Botafogo a partir das 16h, e dará início à uma série de atividades da escola na Zona Sul da cidade.

O primeiro local escolhido foi, justamente, o bairro de nascimento da escola. Escolha especial do presidente Renato Almeida Gomes.

Com o enredo “O Conto do Vigário” de Jorge Silveira, a agremiação será a primeira a desfilar na segunda-feira de Carnaval, dia 24 de fevereiro.

Vila Isabel

Após as festas de fim de ano, a Unidos de Vila Isabel retoma a sua rotina de ensaios de rua neste domingo, dia 5 de janeiro, a partir das 18h. Todos os componentes da escola estão convocados.  A concentração acontece em frente a Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Segunda escola a desfilar na segunda-feira de folia em 2020, a Vila Isabel levará para a Marquês de Sapucaí o enredo  ‘”Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil’’, de autoria do carnavalesco Edson Pereira, que fará uma grande homenagem a “brasilidade’’ e a miscigenação do nosso povo.

Mocidade

A Estrela Guia retorna a tradicional Praça Guilherme da Silveira para o seu primeiro ensaio do ano. A escola promete sacudir o local no treino que tem concentração a partir das 17 horas.

O evento contará com todo elenco fortíssimo da atual sexta colocada do carnaval carioca.

A mocidade cantará “Elza Soares” na segunda feira pelo Grupo Especial de 2020. O enredo é de autoria do carnavalesco Jack Vasconcelos

Por Waldir Tavares

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui