RJ – Mãe Stella de Oxóssi será homenageada pela Porto da Pedra no próximo carnaval

0
349
Porto da Pedra divulga sinopse de enredo para 2021

A Unidos do Porto da Pedra divulgou, nesta sexta-feira, 26 a sinopse do seu enredo para o Carnaval 2021. O tema, de autoria da carnavalesca Annik Salmon, irá contar a história da Mãe Stella de Oxóssi, grande líder religiosa, defensora da cultura negra.

Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kayodé, foi a quinta ialorixá a comandar o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá fundado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos, Mãe Aninha. Ela nasceu Maria Stella de Azevedo Santos, em 02 de maio de 1925. Enfermeira de formação e também escritora, publicou seu primeiro livro em 1988. Chamado E daí Aconteceu o Encanto, o livro foi escrito em parceria com Cléo Martins e traz histórias sobre as origens do Opô Afonjá e das primeiras ialorixás que comandaram a casa. Em 1999, Mãe Stella conseguiu o tombamento do Ilê Axé Opô Afonjá pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão ligado ao Ministério da Cultura. A grande mãe morreu em Dezembro de 2018

“Eu tive a ideia de escrever um enredo sobre ela no carnaval passado. No meio das pesquisas sobre baianas de acarajé, conheci a história de Mãe Stella de Oxóssi, que é baiana nascida em Salvador, uma grande líder religiosa, defensora da cultura negra, lutou contra discriminação de negros, pobres, mulheres e sempre valorizando o ser humano . Me apaixonei pela sua história e baseada numa frase dela : “o que não se escreve o tempo apaga“, não podia deixar de escrever um enredo sobre ela”, revelou Annik.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui