RJ – Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande/MS comemora 40 anos de Carnaval

0
230
Foto Reprodução

Fundada em 12 de Março de 1981, ainda como União das Escolas de Samba, a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande/MSLIENCA, teve como seu primeiro Presidente o já falecido Gregório Correa, conhecido como “Mestre Goinha“. Hoje a Instituição comemora seus quarenta anos.

Em Campo Grande/MS, o carnaval (maior movimento cultural brasileiro) não possui a força, enquanto tradição regional, como ocorre nas capitais do Sudeste do País. A folia resiste através do trabalho da LIENCA junto as Escolas de Samba locais. A Liga é encarregada de coordenar e manter a tradição dos desfiles das escolas na “Cidade Morena”.

Os desfiles de Escolas de Samba, em Campo Grande, existem desde 1960. As agremiações possuem como característica a manutenção da tradição através de gerações de famílias amantes da folia.

Fotos: Ricardo Gomes

Hoje completando 40 anos, a Liga possui oito agremiações afiliadas. São elas, Gres Deixa Falar, Gres Unidos da Vila Carvalho, Gres Catedráticos do Samba, Gres Igrejinha (a maior campeã do Carnaval da Cidade), Gres Unidos do Cruzeiro, Gres Aero Rancho, Gres Cinderela, além da Escola de Samba Mirim ARESM Herdeiros do Samba. Em 2020 a Deixa Falar foi a grande Campeã do Carnaval da LIENCA. Todas estas escolas desfilam sob regulamentos e as mesmas características das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo.

Presidente Allan e a ultima Corte do Carnaval

O atual Presidente da LIENCA é o pedagogo, e apaixonado por carnaval, Allan Catharinelli. Allan, que é um dos fundadores da Gres Deixa Falar, trouxe novidades com sua gestão. Uma delas foi criar um Pavilhão para a LIENCA. A bandeira, aprovada pelo conselho Deliberativo, é composta por seis polígonos nas cores verde, amarela e azul, sob fundo branco. No centro, um brasão estilizado representando um casal de Metre Sala e Porta Bandeira, que bailam com um pavilhão que remete ao ano de fundação da instituição.

Allan Catharinelli com o Pavilhão Oficial da LIENCA

Catharinelli seguiu a decisão de outras ligas pelo País, decidindo por cancelar os Desfiles das Escolas de Samba de Campo Grande/MS em 2021. Porém o “Dirigente sambista” já trabalha com a possibilidade do próximo carnaval ser realizado em 2022. A promessa é realizar o Maior Carnaval que a Capital do Mato Grosso do Sul já assistiu.

Nestes quarenta anos de fundação nós temos um grande desafio, que é a situação da pandemia. Foi muito triste cancelar o nosso desfile das escolas de samba em 2020. Porém foi necessário devido a proliferação da Covid-19. Estamos tomando todas as medidas. Nossas escolas estão fechadas e realizando eventos delivery para angariar algum algum recurso, e assim poder se manterem. Temos um compromisso de continuar erguendo a bandeira do samba, ou a bandeira do nosso carnaval para não deixar o nosso samba morrer. Estamos totalmente empenhados em continuar o nosso trabalho na valorização das nossas escolas de sambas. No dia vinte e oito de Março vamos realizar uma Live Comemorativa aos quarenta anos da Liga. Para dois mil e vinte dois, se Deus quiser, a pandemia já vai estar controlada, boa parte da população vacinada. Desta forma queremos realizar o maior e melhor carnaval de todos os tempos que a nossa cidade já viu”, disse o Presidente da LIENCA.

O Site CN1 parabeniza à LIENCA pelos quarenta anos manutenção da tradição dos desfiles das escolas de samba no Centro-Oeste do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui