RJ – Leão de Nova Iguaçu completa 51 anos de fundação nesse quinze de novembro

0
84

 

Dentre as escolas de samba cariocas que completam aniversário neste mês de novembro, está o G.R.E.S. Leão de Nova Iguaçu, que desde o ano de 1986, quando transformou-se em escola de samba, participa do carnaval do Rio de Janeiro.

A escola nasceu por vontade de um bando de jovens componentes de um bloco carnavalesco de Nova Iguaçu. Primeiramente o bloco de enredo ou bloco de embalo (como também era conhecido) foi fundado em 15 de novembro de 1968. A partir de então desfilou como tal e nesta classe, de bloco de enredo, ganhou oito títulos de campeão e vice-campeão até que chegado o ano de 1986 aconteceu o primeiro desfile como Escola de Samba.

A Leão de Nova Iguaçu teve uma carreira meteórica no carnaval carioca, tendo como cores o vermelho, branco e o ouro.

A escola madrinha da Leão de Nova Iguaçu é a Beija Flor de Nilópolis.

Desfilando pela primeira vez no grupo 4, obteve a terceira colocação no carnaval de 1987 e já em 1988 foi campeã do carnaval, sendo promovida para o grupo 3 da época.

Depois de um trabalho árduo, a agremiação conseguiu no ano de 1992 desfilar no grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, abrindo a noite de desfiles com o tema de enredo “O Leão na Selva de Ilusões de Janete Clair”, onde mesmo tendo apresentado um bom desfile, não conseguiu manter-se entre as grandes escolas de samba cariocas, já que ficou com o 13º lugar naquele carnaval.

Brilhou

Sob o clarão da lua

Ao som de um cantar

Oh musa inspiradora

Oh divina flor, mulher, mulher

No universo de sonho e fantasias (bis)

Nasceu o mundo de Janete Clair…

(autores Carlinhos Pretinho, Tavinho Dafé e José Jorge)

Somente anos depois, mais precisamente no ano de 1999 é que a escola volta a vencer, mas desta vez no grupo C da época e os bons ventos continuaram em 2000, quando a agremiação conquista o primeiro lugar no grupo B, sendo então promovida para desfilar no grupo A. Nas vitórias em 1999 e 2000 o carnavalesco da escola foi Jaime Cesário, que desenvolveu os enredos “O Leão ruge forte em Nova Iguaçu” e “”O Leão nos caminhos do ouro”.

Depois de passar por tempos difíceis a Leão de Nova Iguaçu volta a vencer no grupo 4 do carnaval de 2010 com o enredo homenageando Neguinho da Beija Flor sob o título De Neguinho da Vala, a Neguinho da Beija Flor. Um príncipe negro na corte do Leão”, do carnavalesco Léo Mídia, desfilando na terça-feira de carnaval.

Neguinho da Beija Flor começou sua carreira como interprete na Leão de Nova Iguaçu.

Na linha de enredos para homenagear personalidades do carnaval, no carnaval de 2014 a Leão homenageou a porta-bandeira Babi, casada com Arlindo Cruz.

Em 2015 a escola voltou a vencer na série C com as figuras de Zumbi dos Palmares e Nelson Mandela. para a avenida.

No último carnaval a escola conquistou a quinta colocação na série D com o tema de enredo “Alma Cabocla – Magia, Fascínio e Preservação no Coração da Amazônia”.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui