Estivéssemos em tempos normais, hoje estariam faltando apenas 159 dias para os desfiles na Sapucaí no carnaval de 2021 e com certeza os trabalhos nos barracões da Cidade do Samba estariam já muito adiantados, todos ps enredos anunciados e com certeza as diversas agremiações do grupo principal já estariam na direção de escolher o samba enredo que iria embalar os desfiles concebidos pelos carnavalescos e suas equipes.
Mas frente a este momento de pandemia a maioria das doze agremiações carnavalescas do grupo de elite do carnaval carioca, parece que “pisaram no freio”, como que aguardando uma decisão definitiva com respeito à realização da folia momesca no próximo ano de 2021.
Diversas agremiações anunciaram a dispensa daquela mão de obra não essencial neste momento, por questões financeiras, havendo inclusive agremiações que nem mesmo anunciaram o enredo que pretendem desenvolver para seu próximo desfile na passarela da Sapucaí.
Nenhuma agremiação carioca do grupo especial tem samba escolhido para 2021, sendo o Acadêmicos do Salgueiro a única agremiação que já recebeu as obras que vão concorrer a ser o samba da escola em seu próximo desfile, num festival que deverá acontecer na modalidade virtual, pelo menos a princípio, segundo informações da agremiação.
Desta forma, o cenário atual é o seguinte no grupo de elite das escolas de samba do Rio:
BEIJA FLOR DE NILÓPOLIS – “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor” – Carnavalesco: Alexandre Louzada. A escola apresentou sinopse do enredo e logo que foi escolhida através de um concurso promovido pela escola nilopolitana, não havendo ainda nenhuma informação a respeito do festival par escolha do samba enredo.

UNIDOS DE VILA ISABEL – ““Canta, canta minha gente. A Vila é do Martinho” do carnavalesco Edson Pereira.

ACADÊMICOS DO GRANDE RIO – “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu” – Carnavalescos: Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Por enquanto além do anúncio do enredo a escola sediada em Duque de Caxias lançou a logo do enredo somente.

MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL – “Batuque do Caçador” – Carnavalesco: Fábio Ricardo. Escola apenas realizou o anúncio do enredo e do novo carnavalesco para seu próximo desfile.
PARAÍSO DO TUIUTI – “Soltando os bichos” – Carnavalesco: Paulo Barros. A escola apresentou a logo que ilustra este enredo e a sinopse do enredo, não havendo ainda nenhum anúncio a cerca de samba para seu próximo desfile.

PORTELA – “Igi Osè Baobá” – Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage. A agremiação lançou a logo do enredo e um vídeo para apresentação deste, não havendo ainda divulgação da sinopse e nenhuma informação a cerca do samba para este desfile.

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO – “Resistência” – Carnavalesco: Alex de Souza. A agremiação vermelho e branco anunciou seu enredo, apresentou a logo que ilustra o enredo e sinopse do mesmo e já recebeu os sambas que concorrerão a ser a trilha sonora que embalará o próximo desfile da agremiação.

SÃO CLEMENTE – “Ubuntu” – Carnavalescos: João Vítor Araújo, Tiago Martins e Marcos Roza. A escola da zona sul divulgou apenas o enredo e a logo para 2021.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/w/p/9RFN9HRaaa3HRjeatkcA/ubuntu.jpg)
UNIDOS DO VIRADOURO – “Não há tristeza que possa suportar tanta Alegria” – Carnavalescos: Marcus Pereira e Tarcísio Zanon. A agremiação com sede em Niterói divulgou apenas o enredo e a logo com vistas ao seu próximo desfile.
Ainda há três agremiações que embora tenham anunciado seus carnavalescos com vistas ao próximo carnaval, não realizaram até aqui a divulgação de seu próximo enredo, caso da Estação Primeira de Mangueira, que continua com Leandro Vieira, Imperatriz Leopoldinense, que trouxe de volta para a escola a carnavalesca Rosa Magalhães e a Unidos da Tijuca que trouxe para seu próximo desfile o carnavalesco Jack Vasconcelos.
Por Sidnei Louro Jorge Júnior