RJ – Grupo especial das escolas de samba… Cenário atual das agremiações cariocas com vistas ao próximo carnaval do Rio

0
807

 

Estivéssemos em tempos normais, hoje estariam faltando apenas 159 dias para os desfiles na Sapucaí no carnaval de 2021 e com certeza os trabalhos nos barracões da Cidade do Samba estariam já muito adiantados, todos ps enredos anunciados e com certeza as diversas agremiações do grupo principal já estariam na direção de escolher o samba enredo que iria embalar os desfiles concebidos pelos carnavalescos e suas equipes.

Mas frente a este momento de pandemia a maioria das doze agremiações carnavalescas do grupo de elite do carnaval carioca, parece que “pisaram no freio”, como que aguardando uma decisão definitiva com respeito à realização da folia momesca no próximo ano de 2021.

Diversas agremiações anunciaram a dispensa daquela mão de obra não essencial neste momento, por questões financeiras, havendo inclusive agremiações que nem mesmo anunciaram o enredo que pretendem desenvolver para seu próximo desfile na passarela da Sapucaí.

Nenhuma agremiação carioca do grupo especial tem samba escolhido para  2021, sendo o Acadêmicos do Salgueiro a única agremiação que já recebeu as obras que vão concorrer a ser o samba da escola em seu próximo desfile, num festival que deverá acontecer na modalidade virtual, pelo menos a princípio, segundo informações da agremiação.

Desta forma, o cenário atual é o seguinte no grupo de elite das escolas de samba do Rio:

BEIJA FLOR DE NILÓPOLIS“Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor” – Carnavalesco: Alexandre Louzada. A escola apresentou sinopse do enredo e logo que foi escolhida através de um concurso promovido pela escola nilopolitana, não havendo ainda nenhuma informação a respeito do festival par escolha do samba enredo.

Beija Flor de Nilópolis – Logo Carnaval 2021

UNIDOS DE VILA ISABEL – ““Canta, canta minha gente. A Vila é do Martinho” do carnavalesco Edson Pereira.

Unidos de Vila Isabel – Logo Carnaval 2021

ACADÊMICOS DO GRANDE RIO“Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu” – Carnavalescos: Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Por enquanto além do anúncio do enredo a escola sediada em Duque de Caxias lançou a logo do enredo somente.

Acadêmicos do Grande Rio – Logo Carnaval 2021

MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL“Batuque do Caçador” – Carnavalesco: Fábio Ricardo. Escola apenas realizou o anúncio do enredo e do novo carnavalesco para seu próximo desfile.

PARAÍSO DO TUIUTI“Soltando os bichos” – Carnavalesco: Paulo Barros. A escola apresentou a logo que ilustra este enredo e a sinopse do enredo, não havendo ainda nenhum anúncio a cerca de samba para seu próximo desfile.

Paraíso do Tuiuti – Logo Carnaval 2021

PORTELA“Igi Osè Baobá” – Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage. A agremiação lançou a logo do enredo e um vídeo para apresentação deste, não havendo ainda divulgação da sinopse e nenhuma informação a cerca do samba para este desfile.

Portela – Logo carnaval 2021

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO“Resistência” – Carnavalesco: Alex de Souza. A agremiação vermelho e branco anunciou seu enredo, apresentou a logo que ilustra o enredo e sinopse do mesmo e já recebeu os sambas que concorrerão a ser a trilha sonora que embalará o próximo desfile da agremiação.

Acadêmicos do Salgueiro – Logo Carnaval 2021

SÃO CLEMENTE“Ubuntu” – Carnavalescos: João Vítor Araújo, Tiago Martins e Marcos Roza. A escola da zona sul divulgou apenas o enredo e a logo para 2021.

São Clemente – Logo Carnaval 2021

UNIDOS DO VIRADOURO –  “Não há tristeza que possa suportar tanta Alegria” – Carnavalescos: Marcus Pereira e Tarcísio Zanon. A agremiação com sede em Niterói divulgou apenas o enredo e a logo com vistas ao seu próximo desfile.

Unidos do Viradouro – Logo Carnaval 2021

Ainda há três agremiações que embora tenham anunciado seus carnavalescos com vistas ao próximo carnaval, não realizaram até aqui a divulgação de seu próximo enredo, caso da Estação Primeira de Mangueira, que continua com Leandro Vieira, Imperatriz Leopoldinense, que trouxe de volta para a escola a carnavalesca Rosa Magalhães e a Unidos da Tijuca que trouxe para seu próximo desfile o carnavalesco Jack Vasconcelos.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui