RJ – Grupo de acesso carioca… Perspectivas para o próximo carnaval na Marquês de Sapucaí

0
466

 

A sexta e o sábado de carnaval leva para a Marquês de Sapucaí as escolas de samba do Rio, que desfilam na série A, todos querendo a promoção para desfilarem no grupo principal das agremiações cariocas no ano seguinte, mas para isso é preciso alcançar o topo da disputa, ou seja, o primeiro lugar.

O Repórter | Carnaval Brasil | Imperatriz Leopoldinense reina absoluta no Carnaval 2020 da Série A
Imperatriz Leopoldinense – Campeã da Série A carioca em 2020

Para o próximo carnaval carioca serão quinze agremiações querendo esta promoção, mas frente a este momento de incerteza pelo qual estamos passando, muita coisa ainda está por acontecer e ser divulgada pelas agremiações, não existindo nem mesmo o dia de desfile e a ordem de apresentação em cada um dos dois dias de apresentação.

Se as grandes escolas do grupo principal, estão muitas em compasso de espera, é lógico que na série A, muita coisa ainda está por acontecer, embora existam escolas bem adiantadas, inclusive com samba enredo escolhido, com vistas ao seu próximo desfile na passarela da folia carioca.

Vamos, através deste texto, procurar dar um panorama da atual situação da série A do carnaval do Rio de Janeiro, tratando de cada agremiação que no próximo carnaval vai lutar para ser promovida a elite do carnaval carioca.

No próximo carnaval do Rio, a série A será composta por quinze agremiações, muitas delas que inclusive já foram até as grandes campeãs no grupo principal, como por exemplo, Estácio de Sá e Império Serrano.

Império Serrano – Desfile na Série A Carioca de 2020

O atual cenário é o seguinte:

Estácio de Sá – depois de desfilar no grupo principal no ano passado, a Estácio de Sá para o próximo carnaval volta a desfilar na série A carioca. Mauro Leite e Wagner Gonçalves serão os carnavalescos da escola, mas não foi anunciado ainda o enredo com o qual a Estácio pretende vencer e retornar ao grupo principal do Rio.

União da Ilha do Governador – também recém rebaixada do grupo principal, a escola insulana para seu próximo desfile deverá reeditar o enredo “Festa Profana” do carnaval de 1989, dessa vez repaginado pelos carnavalescos Cahê Rodrigues e Severo Luzardo, que retornou a agremiação. Ainda falta o anúncio oficial dessa reedição pela diretoria da escola. Sendo reeditado, o samba que deverá embalar este desfile é de autoria dos compositores J. Brito e Bujão.

Unidos de Padre Miguel – a agremiação já está bem adiantada com relação aos preparativos para o seu próximo desfile. Já anunciou o carnavalesco Edson Pereira, que retornou à agremiação, foi anunciado o enredo “Iroko – é tempo de Xirê” e a través de um festival de samba enredo virtual, já escolheu inclusive o samba que a agremiação deverá levar para a Sapucaí de autoria dos compositores CHACAL DO SAX, SIDNEY MYNGAL, JOTA ILHABELA, FELIPE MUSSILI, ALEXANDRE RIVERO, JÚNIOR DINIZ E GABRIEL SIMÕES.

Unidos de Padre Miguel – Logo Carnaval 2021

Unidos do Porto da Pedra – para seu próximo desfile a escola de São Gonçalo trará o enredo “O Caçador que traz alegrias” da carnavalesca Annik Salmon que continuou na escola depois do carnaval passado. Foram divulgadas a sinopse do enredo e a logo oficial. Para a escolha do samba da escola para o próximo carnaval a escola já deu início ao seu festival, recebendo as obras inscritas.

Unidos do Porto da Pedra – Logo Carnaval 2021

Inocentes de Belford Roxo – Luca Milato foi anunciado como novo carnavalesco da escola, tendo anunciado o enredo “A meia-noite dos tambores silenciosos”. Não aconteceu ainda a divulgação da sinopse do enredo.

Inocentes de Belford Roxo – Logo Carnaval 2021

Acadêmicos do Cubango – A escola anunciou a renovação dos carnavalescos Raphael Torres e Alexandre Rangel, que estavam na escola desde o carnaval passado, mas ainda não houve a divulgação do enredo da agremiação para seu próximo desfile.

Império da Tijuca – o carnavalesco Guilherme Estevão foi confirmado para seu segundo ano a frente da escola, tendo sido anunciado o enredo “Samba de Quilombo: a resistência pela raiz”, com logo oficial também divulgada. Quanto ao samba para seu próximo desfile a escola escolheu a obra dos compositores Paulinho Bandolim, Guilherme Sá e Edgar Filho.

Império da Tijuca – Logo Carnaval 2021

Acadêmicos de Santa Cruz – para 2021 a escola anunciou o nome de Cid Carvalho para carnavalesco da escola, sem contudo anunciar o enredo ainda.

Acadêmicos do Sossego – a agremiação já divulgou o enredo “Visões Xamânicas”, sob a responsabilidade do carnavalesco André Rodrigues. Não há ainda informações sobre a sinopse do enredo.

Acadêmicos do Sossego – Logo Carnaval 2021

Império Serrano – depois de um carnaval desastroso em 2020, a escola trouxe para engrossar seu quadro o carnavalesco Leandro Vieira, tendo anunciado o enredo “Mangangá”, a sinopse e a logo oficial.

Império serrano – Logo Carnaval 2021

Unidos de Bangu – para seu próximo desfile a escola anunciou o enredo “Deu Castor na cabeça!” dos carnavalescos Clécio Régis e Marcus Paulo. Foi divulgada apenas a logo do enredo.

Unidos de Bangu – Logo Carnaval 2021

Acadêmicos de Vigário Geral – a escola apresentará o enredo “Pequena África: da Escravidão ao Pertencimento – Camadas de Memórias entre o Mar e o Morro” do trio de carnavalescos Alexandre Costa, Lino Salles, Marcus do Val. A escola já apresentou logo do enredo e já tem samba para embalar seu próximo desfile. O samba da escola é de autoria dos compositores Júnior Fionda, Fagundinho, Luis Carlos D’avenida, Marcelinho santos, Domenil Santos, Robert farrow, Luiz Pião, Gigi da Estiva, Fadico,Romeu, Felipe Revelação, Silvana, Rodrigo Shumacher e Carlinho Ousadia.

Acadêmicos de Vigário Geral – Logo Carnaval 2021

 – Unidos da Ponte – para seu próximo desfile a escola vai apresentar o enredo “‘Santa Dulce dos Pobres – O Anjo Bom da Bahia’, tema de autoria dos carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques. A sinopse deste enredo já foi divulgada assim como a logo oficial.

Unidos da Ponte – Logo Carnaval 2021

Lins Imperial – retornando a desfilar na Marquês de Sapucaí a escola anunciou o enredo ” “Mussum pra sempris – Traga o mé que hoje com a Lins vai ter muito samba no pé”, dos carnavalescos Eduardo Minucci e Raí Menezes. A agremiação divulgou a logo oficial do enredo.

Lins Imperial – Logo Carnaval 2021

–  Em cima da Hora – outra agremiação que volta a desfilar na passarela da Sapucaí, para 2021 trará o enredo “33 – Destino Dom Pedro II”, reedição de seu desfile no carnaval carioca de 1984, que será repaginado pelo carnavalesco Marco Antônio Falleiros. O samba da escola é composição de Guará e Jorginho das Rosas. Foi divulgada a sinopse do enredo e logo oficial.

Em Cima da Hora – Logo Carnaval 2021

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui