Deixando as críticas de lado, e é importante dizer que foram muitas e com fundamento, referentes às transmissões realizadas pela Rede Globo de Televisão no sábado e no domingo de carnaval, onde foram transmitidos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo que marcaram a memória dos amantes do carnaval brasileiro, através de exibição de compactos de desfiles épicos das duas capitais brasileiras.

Foram transmitidos os compactos de desfiles de todas as principais escolas de samba a partir de 1984, para o caso do Rio de Janeiro, e de 1991, para São Paulo, quando os sambódromos das duas capitais foram inaugurados, ambos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, estruturas definitivas e que todos os anos abrigam os desfiles das agremiações cariocas e paulistas.

Com essa transmissão realizada pela Rede Globo era possível que o público pudesse atuar como jurado, já que havia uma votação aberta no GShow para eleição dos melhores desfiles de todos os tempos, um do carnaval carioca e outro desfile do carnaval paulista.
No início desta segunda-feira foram anunciados os desfiles vencedores das duas capitais.
Pelo carnaval do Rio de Janeiro, como melhor desfile de todos os tempos a vitória foi do desfile apresentado no carnaval de 1989 pela Beija Flor de Nilópolis, com o enredo “Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia”, colocado na Marquês de Sapucaí pelo genial carnavalesco Joãosinho Trinta.
Essa vitória de Ratos e Urubus se deu com um percentual de 15,32% do total de votos realizados no Gshow.
Já com relação ao carnaval paulista, a vitória coube a Gaviões da Fiel, com o desfile apresentado pela escola no carnaval de 2003, com o enredo “As Cinco Deusas Encantadas na Corte do Rei”. esse desfile da Gaviões recebeu um total de 34,31% dos votos dados.
Esse desfile campeão da Gaviões da Fiel foi arquitetado pelo carnavalesco Jorge Freitas, que deu a escola paulista o bicampeonato de 2002/2003.
Por Sidnei Louro Jorge Júnior
Estava lindo a beija flor então q saudades mas voltarão e triste porque quanta gente teria sido empregada mas tdo vai passar Deus é mais