RJ – Consagrado no desfile da Grande Rio, vida de João da Gomeia virou filme que disputa nove prêmios no Festival de Gramado 2021

1
671
Grande Rio levou alas representando os herdeiros da Gomeia, Povo de axé — Foto: Alexandre Durão/

‘Joãosinho da Goméa — O rei do candomblé” foi selecionado para a 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado e concorre em nove categorias. O filme conta a história do babalorixá baiano João Alves de Torres Filho, que veio para Duque de Caxias nos anos 40 e fundou o Terreiro da Gomeia. Na produção, é o próprio Joãozinho quem narra sua trajetória, através de áudios da época.

Átila Bee caracterizado cimo João da Gomeia no carnaval

Desde que interpretou Joãozinho da Gomeia pela primeira vez, no teatro, em 2018, o ator Átila Bee vive uma emoção diferente a cada trabalho. Depois dos palcos, o ator de São João de Meriti encarnou o pai de santo em frente às câmeras, ano passado, na gravação do curta-metragem e na Sapucaí, no carnaval deste ano com a Acadêmicos do Grande Rio. Átila gravou cenas no próprio Terreiro da Gomeia.

Joãozinho da Gomeia

A obra ainda mostra como o religioso foi perseguido, chegando a ser preso por praticar sua fé. A direção é de Rodrigo Dutra e Janaína Oliveira, moradores de Duque de Caxias.

O Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul, acontece de 18 a 26 de setembro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui