RJ – Completando 59 anos hoje, Samile Cunha esbanja simpatia pelas quadras do Rio

0
925
Reprodução

No dia 04 de Fevereiro nascia Samuel Abrantes que é um professor de Indumentária da Escola de Belas Artes da UFRJ e um dos figurinistas mais respeitados e premiados do teatro brasileiro.

Nas quadras de escola de samba, ele muda de identidade e se transforma em Samile Cunha, uma das mais conhecidas drag queens do Rio de Janeiro. Esta experiência foi tema do livro “Samile Cunha: Transconexões, Memórias e Heterodoxia”, lançado em 2014.

A vida dupla do professor, que é fã de carnaval, começou no final de 2003, quando o carnavalesco e comentarista da TV Globo Milton Cunha fez uma encomenda de figurinos para o enredo “Boi voador sobre o Recife – Cordel da galhofa nacional”, que a São Clemente apresentaria em 2004.

Desfilando em varias escolas de samba por ano, Samile Cunha acumula diversos figurinos no carnaval, que são registrados com riqueza de detalhes.

Credito Rodrigo Sampaio

Para ele, Samile e Samuel revelam diferentes lados de uma mesma personalidade.

“A Samile tem uma coisa do riso, do deboche, da brincadeira, do lúdico. O Samuel é o pensamento teórico, acadêmico, é o sério. Ela tem o humor. E os dois convivem no mesmo corpo. Às vezes brigam um pouco, porque ela quer sair e ele quer deixa-lo aos pedaços na caixa, porque lugar de boneca é na caixa. Mas convivem”. Declarou em entrevista.

Em 2020 será um dos destaques abrilhantando as alegorias da Unidos de Vila Isabel.

Por Waldir Tavares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui