RJ – Carnavalesco da Império da Tijuca apresenta dois figurinos da escola para seu próximo desfile na Sapucaí

0
148

 

O carnavalesco da Império da Tijuca, Guilherme Estevão divulgou em suas redes sociais dois figurinos da agremiação para seu próximo desfile na Marquês de Sapucaí, quando apresentará o enredo “Samba de Quilombo – A resistência pela raiz”.

Pode ser uma ilustração de 1 pessoa

Esse primeiro figurino representa o enredo “Ao povo em forma de arte”, que é um dos mais belos samba-enredo da história, fruto da parceria de Wilson Moreira e Nei Lopes.

O samba foi composto para o Grêmio Recreativo de Artes Negras e Escola de Samba Quilombo, fundado em 1975, por diversos sambistas além do próprio Wilson Moreira: Candeia, Nei Lopes, Rubem Confete, Mestre Darcy do Jongo entre outros, em Coelho Neto, subúrbio carioca. Quilombo surgia como protesto pelos rumos que o samba tomava, com as alegorias crescendo e se perdendo em meio ao Carnaval comercial, que exclui as comunidades.

 

Pode ser uma ilustração

Esse segundo figurino representa o enredo “”90 anos de Abolição”, histórico Samba-Enredo de autoria da dupla Wilson Moreira e Nei Lopes para o desfile de 1979 do Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo (um ano após os 90 da Abolição).

 

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui