RJ – Beija Flor de Nilópolis está muito perto de exaltar a africanidade em seu desfile de 2021

0
543

 

Em live no Instagram, que aconteceu na noite de ontem (02/06), com a participação do Diretor de Carnaval, Dudu Azevedo e do Conselheiro da Beija Flor de Nilópolis, Gabriel David, três propostas de possíveis enredos para a Deusa da Passarela apresentar no próximo carnaval carioca, claro ficou para quem assistiu a predileção pelo tema que trás em seu conteúdo a africanidade, cenário este que já foi apresentado pela escola em outros carnavais e com outros enfoques e que trouxe ótimos resultados em carnavais passados.

Gabriel David não se conteve e durante suas manifestações na live e publicizou que dentre as propostas de enredo para 2021, haveria um enredo com abordagem envolvendo a africanidade, mas de um ponto de vista positivo, com caráter de exaltação.

Quem não se lembra dos grandes desfiles da Beija Flor com ” A saga de Agotime, Maria mineira Naê” no carnaval carioca de 2001 e “Áfricas – Do berço real à corte brasiliana” do carnaval de 2007, vice-campeonato e campeonato respectivamente, onde a negritude foi apresentada pela agremiação em todo o seu esplendor e realeza, desfiles onde a comunidade nilopolitana pôde mais uma vez mostrar toda a sua garra ao defender as cores da azul e branca da baixada.

LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro ...
Beija Flor de Nilópolis – Carnaval de 2001

O momento atual pelo qual estamos passando, especialmente frente aos recentes protestos antirracistas pelo mundo afora, um tema de enredo com está temática da negritude obteve força na escola para o próximo reinado de Momo.

Foi possível, através dos comentários postados, observar que torcedores e personalidades da própria escola comemoraram muito esta possibilidade de novamente a escola vir com um tema forte, engajado e bem ao gosto da comunidade nilopolitana.

Beija Flor de Nilópolis- Carnaval de 2007

Ainda segundo Gabriel David a proposta de tema a ele apresentada o emocionou já na leitura do texto base deste enredo, por conter cem por cento de combate ao racismo.

Ainda sobre esta proposta de enredo, Dudu Azevedo fez questão de afirmar que este tema com temática africana não cairá no lugar comum, ainda mais por ter uma grande amarração com a atualidade que vivemos.

Por fim Gabriel David manifestou-se dizendo que possivelmente até o final de semana o enredo da escola para o próximo carnaval deverá ser definitivamente escolhido e que poderá ser oficialmente anunciado logo a seguir, anúncio este que deverá acontecer de uma maneira inovadora, possivelmente numa live promovida pela Deusa da Passarela.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui