RJ – Ator Deo Garcez viverá Luiz Gama na Sapucaí e encena peça na quadra da Cubango amanhã

0
753
Bate papo sobre o rola dentro do meio cultural e social com o Ator, Produtor e Sambista Henrique Sathler

A peça LUIZ GAMA UMA VOZ PELA LIBERDADE, é uma biografia dramatizada do ex-escravo, jornalista, poeta, primeira voz negra da literatura brasileira, advogado abolicionista que libertou mais de quinhentas pessoas escravizadas.

Segundo Deo Garcez, que protagoniza a peça, o espetáculo surgiu a partir de uma sugestão do amigo, o Dr. Humberto Adami, Presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra do Negra do Brasil/OAB Conselho Federal.

Me identifico plenamente com o pensamento e o ideal de liberdade e igualdade que tanto lutou Luiz Gama, e junto minha necessidade em transmitir às pessoas a história e a importância deste herói abolicionista para o Brasil, aceitei a ideia imediatamente. Para tanto chamei Ricardo Torres dirigir, a atriz Nivia Helen e posteriormente a atriz Soraia Arnoni para dividirem o palco comigo. E assim estamos em cartaz desde 2015“, explicou Garcez.

O espetáculo será encenado amanha, 08 de fevereiro na quadra da Acadêmicos do Cubango com entrada franca, e segundo o ator a ideia partiu da própria escola.

Foto Luca Machado
Fomos convidados pelo presidente Rogério Belisário, pelos  carnavalescos Raphael Torres e Alexandre Rangel e pelo diretor João Gustavo para apresentarmos a peça na quadra da escola. Assim é uma forma dos componentes e  toda a comunidade conhecerem e apreciarem os detalhes da vida e luta abolicionista de Luiz Gama, já que o espetáculo é uma biografia dramatizada sobre ele“, disse.

Deo Garcez estará no desfile da escola, na sexta-feira pela Série A do carnaval carioca e explicou a importância deste tipo de enredo para a cultura.

Acho importante destacar e dar parabéns as escolas de samba que cada vez mais  escolhem e desenvolvem temas e personagens históricos necessários de serem recuperados,  reparados, heróis e heroínas negras que foram intencionalmente apagados da nossa historiografia oficial. Elas estão prestando um fundamental serviço à nossa memória, nossa cultura e nossa ancestralidade. Eu estarei no último carro representando Luiz Gama no desfile junto com as atrizes Nivia Helen e Soraia Arnoni.” Completou.

A voz da Liberdade” é o título do enredo da verde e branca de Niterói. A escola fortemente identificada com enredos que remetem à sua ancestralidade africana, beberá novamente dessa fonte e prestará homenagem à Luiz Gama, histórica figura de grande contribuição ao movimento abolicionista. Alexandre Rangel e Raphael Torres, desenvolvem o tema.

Por Henrique Sathler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui