RJ – Acadêmicos de Vigário Geral levará para a Sapucaí uma exaltação à “Pequena África”

0
499

 

Acadêmicos de Vigário Geral, aproveitou a noite desta sexta-feira para divulgar seu enredo para 2021, quando estará no grupo de acesso carioca com a intenção de chegar ao grupo especial no carnaval de 2022.

O trio de carnavalescos da agremiação formado por Alexandre Costa, Lino Sales e Marcus do Val desenvolverá o enredo “Pequena África: Da Escravidão ao Pertencimento – Camadas de Memórias entre o Mar e o Morro”.

Acadêmicos de Vigário Geral 2021

A Pequena África é o lar histórico da comunidade afro-brasileira na região portuária do Rio de Janeiro. A região ficou conhecida como Pequena África depois que o comércio de escravos se tornou ilegal no Brasil em 1831 (ainda que a abolição da escravatura só viesse a acontecer 50 anos depois). Entre 1850 e 1920, escravos libertos permaneceram trabalhando na região. Negros e africanos libertos da Bahia ou do interior viajaram para a Pequena África a procura de trabalho e de um senso de comunidade. A Pequena África frequentemente acolheu negros de todo o país, onde se ergueram casas, locais de convívio cotidiano e centros religiosos.

No carnaval passado a escola ficou com a décima primeira colocação no grupo de acesso carioca com o enredo “O Conto do Vigário”.

Acadêmicos de Vigário Geral 2020
Acadêmicos de Vigário Geral 2020

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui