Depois de um, desastroso décimo quarto lugar no carnaval passado, para seu próximo desfile a Acadêmicos da Rocinha vai desfilar no Grupo Especial da Intendente Magalhães, tendo anunciado o enredo “Eu sou o samba, a voz do morro sou eu mesmo sim senhor”: carnaval e samba a mais bela expressão cultural de uma raça” do carnavalesco Marcus Paulo.

Grandes compositores do carnaval carioca tem composições inscritas no festival da escola como é o caso de Cláudio Russo, Serginho Aguiar, Lequinho, Júnior Fionda, Alexandre Naval, Márcio André, Samir Trindade, dentre outros.
A grande final está marcada para iniciar a partir das 16:00 horas no Ressaka Bar, localizado na Estrada da Gávea, 527 – São Conrado.

A agremiação, cujo símbolo é a borboleta, no carnaval carioca de 1997 desfilou no grupo especial do carnaval carioca quando apresentou o enredo “A viagem fantástica do Zé Carioca à Disney” dos carnavalescos Flávio Tavares e Miguel Falabella, tendo conquistado a décima sexta colocação, o que lhe fez voltar para o grupo de acesso no ano seguinte.
Por Sidnei Louro Jorge Júnior