“Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”- Grande Rio define seu enredo para o próximo carnaval

0
264

Na madrugada deste sábado, a Grande Rio através de suas redes sociais apresentou seu enredo para o carnaval de 2021.

Intitulado “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”, a escola aposta em um enredo autoral da dupla Gabriel Haddad e Leonardo Bora. A dupla segue em seu segundo ano na Tricolor da Baixada após conquistar um belíssimo vice-campeonato no carnaval de 2020.

Segue abaixo o texto apresentado ao público :

“Laroiê! Pedindo licença, na entrada do dia 13 de junho, a Grande Rio anuncia o seu enredo para o próximo Carnaval: “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”, que será desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.

Autoral, o enredo é um visão poética sobre diferentes faces, histórias, linhas e lugares que nos conectam a Exu, propondo sete caminhos a serem percorridos. Dos fundamentos africanos às múltiplas brasilidades, será contada e cantada a força de Zumbi, a energia que circula por feiras e mercados, a alegria das noites, nos bares e cabarés, as folias e os festejos carnavalescos, a arte que tanto dialoga com Exu, reinventando o espaço urbano.

Por fim, olhando para o solo da nossa comunidade, invocamos as provocações de Estamira, moradora do lixão de Gramacho, que conversava com Exu por um telefone e se conecta simbolicamente a outros pensadores considerados loucos, poetas que viam no lixo a possibilidade da transformação. “Câmbio, Exu. Fala, Majeté!” é a forma como ela se referia ao orixá – uma expressão misteriosa e com múltiplos significados.

Em tempos tão incertos, entendemos que divulgar este enredo é permitir que a nossa escola fale, sonhe, reinvente o seu próprio mundo. Todos nós, que amamos o Carnaval e a vida social das escolas de samba, estamos precisando de um banho de energia. Que este enredo vá ao infinito, como está insinuado no cartaz – um cartaz para ser girado, movimentado, redefinido por cada um. “Na capa de Exu, caminho inteiro…” Fala, Grande Rio!”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui