Devido incerteza, Rede Globo não iniciou pagamento dos valores referentes aos desfile de 2021

0
662
Foto: Marcelo Brandt

Segundo o colunista Léo Dias do portal Metrópolis, a Rede Globo suspendeu o pagamento de escolas de samba até confirmação de Carnaval.

De acordo com a coluna, a Globo receosa com o a possibilidade do cancelamento dos desfiles, suspendeu o pagamento que teria que ser feito mês passado para as escolas de samba do Rio e de São Paulo.

Esse dinheiro é dado para as escolas pela compra da transmissão exclusiva dos desfiles do grupo especial. Ainda segundo a coluna, procurada, a assessoria da emissora confirmou que suspendeu o pagamento e que aguarda a evolução da pandemia.

A TV Globo é detentora dos direitos de transmissão dos desfiles de Carnaval do Rio e de São Paulo. A dúvida, neste momento, é se, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, haverá desfiles no ano que vem. Por causa desta incerteza, a emissora não iniciou, até o momento, o pagamento dos valores referentes aos desfile de 2021. A TV Globo aguarda a evolução da situação”.

Foto: Marcelo Brandt

Percebendo a dificuldade do setor, neste ano, a Globo não parcelou e pagou de uma única vez a verba para as escolas. Foi esse dinheiro que assegurou os desfiles de 2020 no sambódromo. Sem a vitrine e o dinheiro do canal, as apresentações das escolas estariam bem precárias no Rio.

A grande verdade é que as escolas de samba dos dois estados citados  possuem uma dependência financeira da Globo, há anos. A culpa não é da emissora, mas da competência de quem faz a gestão do espetáculo. Até hoje, as Ligas não criaram outras fontes de arrecadação. Em setembro do ano passado, sem nenhuma concorrência, a emissora garantiu os direitos de transmissão até 2026. Vale lembrar que o dinheiro que a emissora paga a cada escola de samba, cerca de R$ 2 milhões, é a primeira verba a cair na conta de cada agremiação. Nos anos anteriores, com o contrato já fechado, o apoio financeiro era pago em junho/julho.

Em contrapartida as escolas de samba já iniciaram a divulgação dos enredos para o próximo carnaval. Na Liesa e Liga-SP reinam o silencio absoluto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui