Natural São Paulo/SP, torcedor do Camisa Verde e Branco, Alex de 35 anos é formado em Farmácia e Bioquímica. Atua há 15 anos na área da beleza como Maquiador e Dermopigmentador.

A paixão pela folia de Momo se deu ainda criança sob influencia dos pais que já participavam de ensaios e desfilavam nas Escolas de Samba Paulistanas.

Em 2000, em decorrência de uma visita a quadra da Sociedade Rosas de Ouro, passou a desfilar na Escola e lá permanece até hoje. “Com 15 anos fui a um ensaio da Rosas e la fui convidado a participar do projeto samba se aprende na escola, me encantei e virei passista da Rosas e também passei a desfilar no Camisa” explicou.

Semi Destaque na Escola de Samba Camisa Verde Branco em 2017, ultimo ano na Barra Funda

Dois anos, depois já desfilava como Semi Destaque na Escola de Samba Camisa Verde Branco da Barra Funda, tradicional reduto sambista da Zona Oeste de São Paulo. Se dividindo entre as duas agremiações, em 2017 Alex se despediu da agremiação alviverde, permanecendo na Rosas de Ouro.

Em 2017, através de convite pessoal da Presidente Angelina Basílio, Araujo teve oportunidade de se tronar Destaque Central na Roseira.

A Presidente Angelina foi super direta e disse que eu era capaz, responsável e muito dedicado. Me falou também que estava na hora de assumir algo mais grandioso pois eu já tinha uma trajetória muito linda dentro da escola passando por vários departamentos. Ela disse que era minha hora. Fiquei em êxtase e paralisado, pois estava extremamente feliz com esse reconhecimento a qual me dedico até hoje”.

Além dos 15 anos de Camisa e os atuais 20 carnavais na Rosas de Ouro, em São Paulo Alex passou por X-9 paulistana de 2003 a 2008, Tom maior 2017 e Unidos de Vila Maria 2018, sempre como Destaque.

Desfilava em duas escolas todo ano, ate em três eu já desfilei, uma loucura”. lembra.

Em 2019 a fantasia “O Esplendor do Carnaval na praça Armênia foi o divisor de águas na trajetória do destaque. O sucesso do figurino criado por Andre Machado para o desfile “Viva Hayastan!” na Rosas, rendeu o convite para Alex abrilhantar e participar do carnaval carioca. A oportunidade foi a realização de um sonho do artista apaixonado pela folia carioca.

Sempre tive um sonho em desfilar no carnaval do Rio e na Sapucaí. Desde a adolescência eu acompanhava os desfiles todos os anos, muitas vezes ia assistir e ficava pensando um dia eu vou desfilar no Rio. Achei muitas das vezes que esse sonho seria impossível, pois havia tentado diversas vezes contatos com pessoas e não obtive sucesso. Com isso esse meu sonho foi ficando de lado. E quando passava minha escola de coração, a Unidos da Tijuca eu explodia ficava extasiado.Cheguei a falar diversas vezes a minha mãe: Eu ainda vou desfilar na escola do pavão“.

Alex Araujo fez sua estreia no carnaval carioca este ano desfilando na Unidos da Tijuca e no Paraíso do Tuiuti.

O Primeiro convite foi para ser ser Destaque Central na Tuiuti com uma fantasia que representava o enredo da escola fiquei muito feliz, pois tinha dado o primeiro passo e realizar meu sonho. Quando menos espero meu telefone toca e vem o tão esperado convite pra ingressar na família Tijucana, quase infartei. Achei que era trote, não acreditava. Demorou até cair a ficha que era verdade. Na Tijuca o convite era claro e objetivo, eles queriam um destaque central de luxo. Aceitei na hora. Alem disso era um Figurino do grande carnavalesco Paulo Barros ” 

Em 2020 usou figurinos assinados por Carnavalescos renomados no Carnaval Brasileiro como Andre Machado, Paulo Barros e João Vitor Araujo. Alex foi o responsável por toda confecção e acabamento das fantasias, com jornadas diárias que iam até as 04:00 da madrugada.

Me senti lisonjeado pois Paulo Barros teve a delicadeza de perceber realmente o meu perfil ,a fantasia caiu com uma luva. Logo comecei o projeto de confecção. Tenho um grande ferreiro aqui em São Paulo que fez todas minhas art ferrage”. Eu nunca tinha feito fantasias mas estava muito determinado. Coloquei a mão na massa. Foram dias e noites trabalhando.

“Tinha muito receio de sofrer algum tipo de preconceito por ser paulista e ingressar no Carnaval carioca. Claro que isso sempre vai ter sempre,mas tirei de letra pois obtive muito carinho.Tanto na Tuiuti como na tijuca fui muito bem recebido. Teve muito respeito pelo meu trabalho. Aos amigos Destaques e em especial ao Milton Cunha que me recebeu e me acolheu com tanto respeito e carinho. Ele me adicionou ao grupo dos Destaques onde me senti muito lisonjeado pela oportunidade”. Contou Alex sobre ser estreante em terras cariocas e o receio do velho bairrismo que alguns insistem em comparações entre os carnavais das duas cidades.

Na Carnaval todo artista tem um mestre ou referencia. Apesar de envoltos a brilhos, vaidades e luxo, o fato não é diferente na arte de ser um Destaque de Luxo em Escola de Samba. Para se tornar um destaque famoso, o jovem Alex Araujo contou com apoio e torcida de alguns grandes nomes do segmento.

Tenho alguns amigos destaques e professores experientes que me ajudaram com direcionamento da confecção. Sou muito grato pois aprender com os mestres é sempre muito bom. Essa troca de informações e conhecimentos é muito especial. Minha paixão pelo carnaval vem dos desfiles de escola de samba e dos grandes bailes de fantasia que assistia. Ficava enlouquecido com o Clóvis Bornay, minha grande referência. Entre outros que admiro estão Nelcimar Pires, Linda do Conde e meus amigos destaques de São Paulo como Janete Aére ,Beto Ferrari ,Nelson Coelho ,Mauricio Pina, Almir Alberto e Ivete Pugliese“.

Alex Araujo no desfile da Unidos da Tijuca em 2020

A experiência no carnaval do Rio gerou algumas surpresas. Diferente da estrutura no complexo do Anhembi em SP, no Rio de Janeiro as Escolas precisam superar obstáculos como viadutos, fios e a famosa curva da Avenida Presidente Vargas para passar com suas imensas alegorias até o inicio da Marques de Sapucaí, o que pode danificar os imensos esplendores das fantasias.

Estes são alguns dos problemas que os Grandes Destaques da Cidade Maravilhosa apreenderam se adaptar. Alex contou com ajuda do carnavalesco e ferreiro Tijucano Helcio Paim na criação de um projeto com cabos de aço e travas, onde a engrenagem possibilitou a passagem do costeiro no viaduto, subindo novamente com a estrutura já no setor 1.

Na concentração da Sapucaí subir naquela escadas imensas foi inusitado. Nunca tinha vivido isso. Aqui em São Paulo temos uma mega estrutura na operação de Carvalhão. Fiquei muito apreensivo pois minha fantasia iria deitar por conta da escola fazer a montagem do lado do viaduto. Mas graças a Deus deu tudo certo tive muito apoio, sobrevivi e foi um sucesso”.

Os grandes Destaques investem tempo e finanças para chegar no resultado dos fantásticos figurinos. Existem relatos de alguns que já venderam imoveis para terminar uma fantasia. Sobre investir tanto e desfilar por poucas horas, Alex explica que se tratando de sonho, não enxerga barreiras para realiza-lo e também pensa em alternativas para aproveitar os figurinos em eventos durante o ano.

O investimento é muito alto, mas nada é maior que nossos desejos e sonhos. A maior parte dos destaques não são valorizados como deveriam, pois é único departamento que não tem ajuda financeira da escola e sai tudo do nosso bolso. Precisamos mudar este quadro com concentração adequada e  mostrar mais o nosso trabalho. No pós carnaval a fantasia precisa ser vista ao longo do ano. No Rio graças ao trabalho do Milton Cunha, que todo ano faz o baile dos Destaques de luxo do carnaval carioca, conseguimos mostrar mais nossas fantasias. O trabalho do Milton engrandece, enaltece nosso trabalho e sonhos. É muito importante e incentivador a nossa arte . Aqui em São Paulo tenho esse projeto no papel. Preciso dar o passo inicial e também fazer aqui o baile dos destaques de Sampa

Com o fim da folia, o destaque que é casado, curte a vida em família no Bairro Portal do Morumbi, localizado na capital de São Paulo. Faltando quase um ano para o próximo carnaval, Alex já pensa na festa de 2021.

Fora do carnaval levo minha vida com muita sabedoria e determinação no trabalho.Tenho vida tranquila. Sou casado e tenho 2 filhos de patas. Minha família é minha base e minha força. São minha força para viver intensamente. Meus sonhos a maioria já realizei ,minhas metas é seguir com muita saúde, perseverança, fé e muito amor em tudo que faço“.

Ano que vem sigo na Rosas e vou continuar firme e forte na Unidos Tijuca. Aguardo a ordens dos desfiles do Rio pra ver se vou conseguir desfilar em outra que tanto quero e fui convidado. Pretendo viver muitos anos no maior espetáculo da terra levando minha alegria por onde passar. Continuar construindo uma trajetória linda e reluzente, com muita dedicação e responsabilidade e ser lembrando sempre pela minha arte de destaque encantando abrilhantando o carnaval, tanto de São Paulo quanto do Rio“. Completa Alex.

Além do eixo Rio x São Paulo, Alex Araujo também mantém o título de Destaque de Ouro na Escola de Samba Brasil da Baixada Santista/SP, onde por 12 anos vem na abertura da escola. O título foi dado pela da Presidente da Agremiação.

Por Waldir Tavares e Henrique Sathler

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Muita gratidão pelo site carnavaln1,Waldir Tavares e Henrique obrigado por eternizar essa trajetória de 20 anos que tanto me honra .
    Estou muito feliz 😀 ameiiiiiiiiii

    • Oh meu amor sera um imenso prazer desfilar com vc ,pois ja tenho um carinho imenso por vc sua diva .
      Mulher maravilhosa e com uma energia única,ja sou muito fã 💖💖💖💖

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui