Destaque Mauricio Pina mostra suas fantasias para 2020 e supera tudo que já fez

2
1813

Natural de Getulina (SP), Mauricio Pina é Hairdresser, Diretor artístico, Artista plástico, Consultor de beleza e Artesão.

Como destaque de escola de samba, suas fantasias, pra lá de criativas, fizeram dele um dos mais surpreendentes artistas dos carnavais do Rio e São Paulo. Seus figurinos parecem ter saídos de algum filme do cineastra americano Tim Burton, de tão extraordinários.

Pina, que já desfilou em várias agremiações tais como Viradouro, Mocidade Independente e Rosas de Ouro, em 2020 vai mostrar suas criações em alegorias das escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (RJ), Mocidade Alegre (SP) e Tom Maior (SP).

No processo de confecção das verdadeiras obras de arte que serão mostradas neste ano, entre figurino, ferragens, arte plumária, costura e adereços, foi necessário envolvimento de aproximadamente oito profissionais.

Experiente, Pina explica que apesar dos desafios o processo não foi estressante.

A criação foi tranquila, só tive problema com algumas máscaras na fantasia da Mocidade Alegre, primeiro figurino que recebi. Não encontrava o modelo no mercado. Então trabalhei com acetato e fui modelando as formas com secador de cabelo para chegar na anatomia desejada. Também queria uma saia de penas, então tive que fazer um degrade do tom nude para o laranja, passando pelo amarelo. Da Tom Maior eu tive total liberdade do carnavalesco e ela já estava na minha cabeça. A fantasia do Salgueiro me deu um pouco mais de trabalho pois era um desafio recriar o Marechal Floriano. Será um prazer representar este personagem no quarto carro da escola. precisei de dois meses para fazer cada uma e terminei todos os figurinos no dia 31 de Outubro“.

Em 2019, Mauricio Pina surpreendeu e emocionou a avenida Marquês de Sapucaí, no Rio, ao surgir caracterizado como o saudoso Destaque Julio Machado, na alegoria que remetia ao desfile de 1969, na homenagem que o Salgueiro fazia ao Orixá Xango. Segundo ele a escolha dos personagens depende da diretoria de cada agremiação.

A escolha dos personagens depende da decisão dos carnavalescos, na Mocidade e Tom Maior eles conversam antes e perguntam se estou disposto a fazer e tal. No Salgueiro a decisão vem do carnavalesco Alex, que decide junto do diretor de destaques Eduardo. Eles já conhecem as características de cada destaque“. Explica.

O processo de escolha de materiais é um desafio para quem trabalha na confecção de fantasias. Destes, boa parte precisa ser importada. Devido a crise atual, houve escassez de materiais necessários em criações tão complexas.

Mauricio conta que precisou recorrer a criatividade para chegar ao resultado que representasse a sua marca registrada, “o surreal em forma de indumentária”.

No processo das fantasias de São Paulo, não tive muita dificuldade, pois são fantasias africanas e  tenho muita habilidade neste tipo trabalho. Agora em relação ao Salgueiro, que é um monumento (a fantasia), tive que pensar mais o tipo de material que iria usar para dar ideia de estrutura rígida, mas na verdade não é. O resultado ficou fantástico. Tive que trazer materiais leves, que na hora vão parecer pesados. Uso placa de isopor forrado com estampa, e pintado para recriar pedra granito. Borracha EVA transformei em molduras de pedra, acetado que texturizei e foi envelhecido. Então será uma surpresa. Eu adorei fazer este trabalho

Com poucos dias para a estreia de suas obras, o artista demonstra ansiedade para pisar nos dois principais palcos do carnaval, os sambódromos da Sapucaí e do Anhembi.

Quando chega uma semana para o carnaval eu fico feliz por que digo que o carnaval é um museu a céu aberto, onde exponho minhas obras de arte. Mas fico um pouco triste, porque vai acabar. Por isso curto todo o antes. Curto o figurino, o processo de criação, os ensaios das escolas. Sempre digo para as pessoas, curta o carnaval porque no dia é muito rápido. Curto intensamente (o carnaval), e quando acaba, torço para começar tudo novamente“.
Confira agenda e fiquem ligados onde estará Mauricio Pina em cada desfile no carnaval 2020

Por Waldir Tavares

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheço o Maurício desde nossa juventude em Getulina,.sempre gostou de carnaval e confeccionava suas fantasias e dos blocos com muito capricho ..
    Seu talento hj é reconhecido no mundo todo.
    Parabéns e sucesso ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui