Multi campeã em concursos de fantasias no Nordeste e conhecida por usar as mais impressionantes fantasias no carnaval, a funcionária publica Sandra Farias, de 45 anos, é natural de Itapissuma-PE, região metropolitana – 36 km da grande Recife-PE. Entre seus títulos estão: Hour Concurs, Heptacampeã nos Bailes Municipais de Recife e Salvador e Octacampeã do Baile Bal Masquê.

Sandra Farias antes da transição

Como a maioria dos atuais Destaques de Luxo, sua paixão pela arte de fazer fantasias de se deu através dos concursos nos grandes baile do Hotel Glória (RJ) e também os que ocorriam no Bal Masquê  e o Baile Municipal em Recife, que sempre foram sucesso de mídia. Nestes eventos era comum a participação de nomes referencia no segmento, como Evandro de Castro Lima, Clóvis Bornay, Jésus Henrique e Isabela Dantas. Todos levados pelo saudoso organizador de concursos, Arnaldo Montel.

Em 1986, Sandra que hoje se assume como uma mulher transexual apaixonada por carnaval, precisava acompanhar as transmissões dos concursos as escondidas devido o conservadorismo de seus pais.

No carnaval de 1987 em Itapissuma-PE ocorria o duelo dos Destaques das Escolas de Samba daquela cidade. Neste momento, Sandra Farias passa conhecer carnavalescos  que brilhavam no carnaval nordestino, entre eles Izidoro Santos, ConsuellaRita Clemente, Sebastião Alcântara, Manoel Filho, Carlos Queiroz, Lucio Catão, Nil Kennedy, Milton Araújo, João  Bosco, Gilberto Coura e tantos outros.

Com o passar dos anos seu amor pelo carnaval só aumentava, e foi aí que começou a ajudar fabricar fantasias e alas pra aprender das escolas de samba da grande Recife. Com esta oportunidade, a Salgueirense Sandra Farias aprendeu a desenhar e confeccionar figurinos de carnaval. Com a experiencia, surge a oportunidade de pela primeira vez desfilar fantasiada. Agremiações como os Gigantes do Samba e Galeria do Ritmo possuem mais de 60 anos de fundação.

Comecei a ter ideia para conseguir desfilar, pois a minha família super conservadora nunca aceitaria que eu desfilasse em nenhuma das duas agremiações da cidade. Fazia minhas roupas nas casas das pessoas tudo escondido, para ninguém falar e ao mesmo tempo fazer surpresa. Até porque, na época eu não era conhecida como destaque de luxo. Queria chegar chegando”

Sandra Farias

Em 1989 viria a descoberta, por parte da família, da orientação sexual de Sandra. O resultado não seria dos mais felizes. Aos 14 anos, Sandra Farias foi expulsa de casa. Alegando preservação da reputação familiar, seus pais vendem a casa e dali em diante Sandra farias ganharia o mundo, se tornando a grande vencedora na vida e nas passarelas de concursos.

 

Desamparada, a futura Destaque recebeu refugiona casa de Joana, sua avó que a ajudou a realizar seus sonhos. Três anos depois, Sandra Farias criou um figurino tinha uma máscara. Este assessório foi pensado para esconder quem estava ali vestida, uma saída par que sua família não criasse mais problemas. A fantasia se chamava  “Anunciação à Libra” e foi um sucesso aquela estreia na passarela, tudo isso escondida da família. Foram dois anos usando máscaras em concursos e bailes. Devido o sucesso e a grandiosidade das fantasias, os comentários rolaram na cidade recifense de Itapissuma. A curiosidade por saber quem estava vestindo aquelas lindas roupas logo fizeram que seus pais descobrissem que seu até então “filho” era aquele artista tão comentado.

A terceira fantasia foi em 1994, se chamava “Aparição da Aurora Boreal”, e foi mais um sucesso. Seria o passaporte para ser destaque central das escolas de samba do Recife e expandir seu nome como um dos melhores destaques do estado de Pernambuco.

Com o apoio de sua avó Luzinete, a destaque participa pela primeira vez do concurso do Baile de máscara do Bal Masquê, em 1995, e conquista o 2° lugar com a fantasia “Espelho… espelho meu…a mais linda de todas as mascaras“. Aquela conquista, ainda nos áureos tempos dos concursos, proporcionou diversas capas de revistas e aparições na TV. A fantasia era adaptada com uso de espelhos que refletia a fantasia. Sucesso garantido. Daí começaram os convites pra desfilar nas escolas de samba do grupo de elite do Recife como por exemplo a GRES Galeria do Ritmo. Sandra passa a figurar diversas vezes no pódio do Clube Municipal da cidade.

2008 – Pethenerazy, O Gladiador Negro – Vice Campeã no Municipal de Recife

No final de 2009, em umas das viagem a São Paulo, alguns amigos envolvidos no carnaval indicaram o nome de Sandra ao carnavalesco Amarildo Melo, na ocasião desenhando para o enredo “São Paulo, olhai por nós!de 2010 na Unidos da Peruche. Amarildo deu a oportunidade, Sandra fez o figurino idêntico ao traço e de acordo com cores e arte plumária mesmo sabendo que seria a primeira vez em uma alegoria tão alta na vida, treze metros de altura. A fantasia se chamava  “Tributo a Religiosidade“.

2009 – “O Fantástico Guerreiro da Águia”

A fantasia de 2010 foi campeã no tradicional e concorrido Baile do Municipal de Recife/ PE. No ano seguinte, repete a dose na nação Peruchiana.

Neste mesmo ano de 2010 foram duas fantasias e a roupa “Consagração Faraônica” traz o bi campeonato no Recife. Sendo tri em 2011 com “Dragron o Oráculo dos Dragões” e os vices em 2012 e 2013 com as fantásticas fantasias “Elfo o Ser Mistico da Floresta” e “Galaticu´s A Invasão do Universo“, respectivamente. Até os carnavais atuais, Sandra sempre confecciona no mínimo duas fantasias com a mesma qualidade. Ela usa cada um dos figurinos nas duas escolas de samba de Recife.

Com o Nordeste aos seus pés e a estreia no Anhembi, faltava a consagração na Maques de Sapucaí. Em 2014, outro amigo apresentou Sandra Farias ao carnavalesco Junior Pernambucano, que neste ano era carnavalesco da Império da  Tijuca no Rio de Janeiro. A escola acabava de ascender ao Grupo Especial e estava apresentando o enredo “Batuk”. Ao conhecer o sucesso da conterrânea, Junior fez o convite para Sandra figurar na ultima alegoria, que trazia a coroa, elemento simbolo da escola do morro da Formiga. A fantasia “Glórias Imperiais” representava a própria escola. Uma honra para uma menina nordestina, que lutou contra preconceitos, representar uma escola com mais de 70 anos de existência.

Não podemos deixar de passar uma curiosidade bastante inusitada neste desfile de 2014, que ocorreu na concentração do Império da Tijuca. Sandra Farias pronta para desfilar foi surpreendida por um inusitado presente literalmente jogado aos seus pés.

Império da Tijuca 2014

Um amigo de Campo Grande, já sabendo que eu ia desfilar na quarta alegoria, Jogou o presente. Quando vi era uma prótese peniana de borracha. Todos no carros que faziam a composição riam de se acabar. Foi um dos maiores micos do carnaval que eu passei, vendo todos dando gargalhadas por causa do presente. Desfilei até o final com a prótese  escondida em baixo do meu vestido, com medo das câmeras não localizar. Na filmagem mostra bem eu olhando direto pra baixo escondendo aquele presente (risos).

Em 2015, já tendo maior finalidade  com o carnavalesco, Sandra foi convidada  pra ser a figura central no Abre Alas da escola Verde e Branca da Tijuca.

Quando ele falou que eu vinha de Oxum- Senhora das águas doces, fiquei enlouquecida por ser minha natureza, o figurino parecia ser feito em especial pra mim! Para falar a verdade  esta fantasia parecia que Oxum está confeccionando comigo, tudo foi fácil da criação  a montagem, lembro-me bem. Quando estava na ladeira da constituição em São paulo, estava inaugurando um anexo de uma loja, e lá  estavam umas penas de faisão brancas. Falei pra uma amiga que me acompanhava nas compras para ela imaginar a fantasia de Oxum com aqueles faisões brancos. Pedi para Oxum me ajudar naquelas penas. Quando terminei de dizer isso, perguntei a atendente quando estava custando unidade da pena de faisão de 70 cm. Aí ela me respondeu R$ 3,50 cada pena. Enlouqueci e falei para descer todas as brancas. Com ela Ganhei dois  prêmios, o Troféu  Plumas e Paêtes e Samba net. Esta roupa arrebatou todos os prêmios de primeiros lugares“.

Infelizmente os Destaques de luxo, donos das mais espetaculares fantasias de um desfile, não possuem a visibilidade de outrora. Sandra por exemplo é uma expoente do Nordeste do Brasil que tem poucas oportunidades de mostrar suas grandes obras nas famosas escolas de samba no eixo Rio x São Paulo. Grades Hotéis patrocinavam diversas festas na década de setenta, onde nomes como os já citados Clóvis Bornay e Evandro Castro Lima desfilavam suas fantasias para turistas. Nos dias atuais tudo se resume ao desfile de uma escola de samba, onde são pouquíssimas vagas e muita das vezes em espaços desprivilegiados.

Nos anos noventa, aliás, tinham os organizadores de concursos Arnaldo Arnaldo Montel Belino Mello. Eu fui dessa época, até porque eu tinha maior loucura de conversar com o Arnaldo pra levar minhas fantasias para aprender. Naquela época eu num tinha tanto assim condições financeira pra fazer uma fantasia do porte de Evandro no porte de Clóvis, mas eu era ligada na televisão demais. Via Jésus Henrique, Geraldo Sobreira e tantos outros, tantos outros. Hoje os carnavalescas ao invés de nos colocar no topo, no auge para comentarem bem de nossa roupa, ao mesmo tempo nos tiram como destaque e preferem criar personagens para os destaques

Não quero citar nomes pra não chatear, mas tem o carnavalesco que não coloca um destaque grande e glamouroso. Preferem fazer uma fantasia de palhacinho sem ser referencias de  um destaque de luxo. Segundo eles mesmo um personagem não atrapalha a alegoria. Digo todo dia que na minha cabeça é o seguinte, um carro alegórico é um bolo de casamento, e nós fazemos parte como se fossemos a vela, um casalzinho de noivos. Ser destaque não é ser um qualquer uma coisa, o nome já diz, é ser destacado entre todas as roupas que estão dentro da escola. A única pessoa que fala muito bem de nós é o Milton Cunha, parabéns a ele por ser o único que diz o que somos dentro de desfile. No nosso meio um elogia o outro mas o grande publico pensa que estamos ali só para completar o queijo (plataforma onde vem os destaques)”

2018 – A princesa de Yoruba

Aqui em Recife tem os três tipos de Feira Cultural, grandes feiras internacionais. Nenhuma nos quer nem como mostruário de um pedaço da fantasia . Entendeu? Não tem espaço, não tem de jeito nenhum, não tem

O preconceito é um mal ainda persegue Sandra Farias. No ano de 2019 a destaque criou a fantasia intitulada “Olhai Por Nós”, uma referencia a Nossa Senhora que a padroeira da cidade de Recife/PE. A fantasia, uma das preferidas de Sandra causou polemica justamente por lembrar episódio ocorrido em 2016, quando a transexual Viviany Beleboni foi intimada a prestar esclarecimentos sobre a estar vestida de cristo crucificado em performance na parada gay de São Paulo.

“Olhai por Nós” – Fantasia magnifica que foi erroneamente taxada de polemica

Tenho uma devoção enorme por Nossa Senhora. Mas fiquei com medo de me vestir de Santa e isso levar ao povo me condenar por ser Transexual. Meu marido me avisava que eu ia responder processo, mas eu fiz. Inclusive saiu uma reportagem no Recife onde citaram que eu estava com uma fantasia linda mas ousada. Olha que absurdo… Ousada? Como se fosse uma ofensa. Eu ganhei o tetracampeonato e fiquei muito feliz. Fato triste foi que a pomba que era feita toda de strass, acabou sendo roubada na rodoviária

Sandra sendo ovacionada por mais uma bela apresentação em concursos

Apesar de ser muito conhecida no Nordeste do Brasil, falta oportunidades para Sandra Farias nas grandes nas escolas do Sudeste.  A distância entre a cidade de Recife Pernambuco e a cidade de Rio de Janeiro Rio de Janeiro é de aproximadamente 2306 km. A logística para deslocar grande fantasias não é tarefa das mais fáceis, inclusive requer gastos elevados.

“Alguns carnavalescos do Rio e São Paulo não dão espaço a destaque de fora do eixo, até porque a casa já é cheia de destaques. Eu não sou contra porque realmente a casa possui grandes talentos que são amantes do pavilhão. E eles não vão deixar de dar apoio ao destaque local. Agradeço demais ao Junior Pernambucano pela confiança que foi me dada, pra eu sair do de Recife para ir desfilar no Rio como Destaque Central. Ele me realizou um sonho, mesmo eu amando o Salgueiro, já tenho um espaçosinho na Império Tijuca, né?”

Dedico tudo que eu faço a minha equipe, porque sem a minha equipe eu não sou nada. Meu marido que borda minha roupa e dá até ideia. A vocês do Carnaval Número Um pela visibilidade imensa e tamanha, porque se vocês não tivessem feito isso, não teria outra veiculo para nos dar visibilidade.Posso até morrer hoje, mas manhã vai estar lá, Sandra Farias a  Destaque Nordestina

2019

Para os futuros destaques eu só tenho que dizer que sonhe, ame e sinta-se prazer, né? Esbanje prazer, porque é muito bom a força da adrenalina na hora de estar no sambódromo exala adrenalina. É como se você fosse a única pessoa que tá sendo vista ali, né? Mas antes de acontecer tudo isso, essa adrenalina, eles precisam saber que precisam passar por muita coisa. Começando do sonho, iniciar o risco do carnavalesco. Você estar á lá com toda sua boa vontade de fazer e vão surgindo preocupações. A falta de verba também acontece muito. Falta de material no comércio, já aconteceu várias e várias vezes comigo. Se perceber bem, vão ver que a maioria das minha fantasias são verde a verde, verde azul e amarelo. Isso porque eu faço parte dos Abre Alas de duas grandes escolas aqui do Recife a Gres Gigante do samba que é a verde branca e a Galeria do Ritmo

2020 – Dom Pedro II O imperador do Brasil

Você passa em vinte minutinhos exalando alegria para um ano todo que trabalhou. Esquecemos todas  preocupações, falta de dinheiro, cansaço físico e mental pra quele momento. Chega na Dispersão, um inferno que se passa para tirar você de cima do carro. Porque tem que desmontar a fantasia pois não pode deixar no carro. Quando desce, aquela, loucura. Aí você diz assim… Me arrependi, não quero mais, porque isso aqui no final é o pior de tudo. No outro dia vem o reconhecimento do povo, reconhecimento do trabalho. Aprendi muita coisa com um amigo carnavalesco aqui de Recife, o Cazuza. Sou muito grata, a ele. Foram momentos muito difíceis da vida da minha vida pra aprender a fazer umas coisas, mas aprendi. Hoje acredito que vou ser o último Destaque de Luxo de Recife, porque até agora não apareceu quase nenhum e não temos governantes para incentivar e sim, os governantes estão acabando com isso, viu?”

2020 – Alo Alo Terezinha – Homenagem ao Chacrinha

Um dos orgulhos da minha vida é saber que tenho um fruto em São Paulo. O Atelier Paula Guedes hoje é uma referencia. Ela é uma grande artista e veio da minha cidade. Grande amiga que nunca deixa de citar meu nome em entrevistas

Quem me brindou muito a foi império da Tijuca, mesmo ela sendo grupo de acesso, eu agradeço muito a diretoria presidente Antônio Marcos Teles (Tê) a sua esposa. Meu amigo e meu amigo Robson Garrido, que foi uma pessoa maravilhosa no meu caminho até hoje. Ao meu carnavalesco Júnior Pernambucano, do meu estado. Acho até que conseguia desfilar com ele através disso“.

Carnavalesco Junior Pernambucano

A Sandra é uma artista, né? Ela consegue desenvolver o tirar do papel, um figurino e transformar ele belissimamente em uma obra prima. Existe a dificuldade com materiais em Recife, que às vezes não encontra certas coisas, armações e estruturas. Mas com essa dificuldade ela consegue ultrapassar com a sua criatividade e transformar o figurino em luxo total. Isso é o diferencial da Sandra, sabe? Ela tem um carinho muito grande em transformar umas fantasia em luxuosamente perfeita e muito bem acabada. Tive o prazer de conhecê-la e ela fazer duas fantasias para meus desfiles que foram muito marcantes. Somos conterrâneos. Ela é de Pernambuco, eu também sou. Temos afinidades muito grande. Sandra é uma artista que eu gostaria de que todos os meus desfiles. Mas eu sei da dificuldade que é pra poder trazer a fantasia, custo muito alto, é um processo muito complicado. As vezes a escola que eu estou não tem recursos para apoiar, mas se Deus quiser eu ainda vou ver a Sandra Farias desfilando em outro desfile meu, é um sonho. Em dois desfiles que eu tive este prazer, foi fantástico e a fantasia uma mais bonita do que a outra.” declarou Junior Pernambucano.

Sandra Farias entre amigos

Sandra Farias possui uma equipe composta por 16 pessoas. Jorge, Kamylly e Anik são aderecistas, bordadeiras, responsáveis pela arte plumária junto com Ramos que também faz o acabamento dos costeiros; Valter é o escultor; Joyce e Leone cuidam da trilha sonora para os concursos; Biuzinha é a costureira; Karol e Fátima faz o acabamento da roupa; Veveto e Neguinho são os responsáveis pela solda; Raldnel é o  pesquisador e Adriano o motorista. Lilian e Geraldo completam a equipe que é um verdadeiro exército. Sandra é casada há 27 anos com Alexandre, que também ajuda bordando e nos acabamentos das espetaculares fantasias.

Sandra Farias e o marido Alexandre

 

 

84 COMENTÁRIOS

  1. Nosso artista da terra que ganhou o país, tenho o maior orgulhor de ter essa pessoa maravilhosa em nossas vidas, ela merece tudo isso e muito mais por todo seu talento e esforço! Parabéns Sandra.

    • Sandra farias e uma lenda viva do carnaval do Brasil com sua ousadia nos temas de suas fantasias com muito amor e seu trabalho luxuoso e belos acabamento.

  2. AGRADECER É TUDO!
    Eu sou muito grato por fazer parte dessa equipe, grato pelas oportunidades que tenho e pelas coisas boas que tem acontecido de verdade em minha vida.
    Parabéns para nós… ATELIÊ SANDRA FARIAS.

    • Meu DEUS!
      Sempre sobe que vcs me apoiavam, mas agora sei que vc me adoram, minha terra que eu à amo (Itapissuma), outras pessoas que não sei quem é! Mas, peço obrigada por todos vcs. De ter visto e comentar… Foi cada comentários que nunca imaginei que vcs gostavam de mim.
      Que orgulho!!
      Cada mensagem linda… Não.mereco isso tudo!
      Peço à DEUS e a JESUS que dêem a cada um MUITA SAÚDE, PAZ, AMOR, SABEDORIA e muita FELICIDADE.
      Obrigada mesmo❤❤❤❤❤
      Aos que fazem o Carnaval n°1 em especial a Henrique e waldir.os autores dessa tradução da minha vida carnavalesca e pessoa.
      Muito agradecida a DEUS!
      😭😭😭😭😭😭😭😭😫🙏🙏🙏🙏🙏🙏💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋

  3. Dedicada e Apaixonada em tudo que Faz! Um encanto de pessoa de coração imenso, todo seu reconhecimento de hoje é merecido!!! E ainda tem muito a Conquistar sempre te admirei desde pequena, e nunca imaginei em me torna Sua Amiga Te amo muito! Minha amiga e Cumadre te desejo todo sucesso e amor desse Mundo!

  4. Uma das maiores artista que conheço, excelente profissional, amiga de trabalho e grande ser humano. Orgulho de nossa querida Itapissuma. Parabéns Sandra! Beijos, e que Deus continue te abençoando com muita paz, amor, sucesso e saúde sempre. Ou mais!

  5. Você é nosso orgulho Sandrinha, com humildade e muita garra conseguiu ganhar ênfase no que faz e tantos títulos de campeã. Competência, garra, determinação e perseverança te levaram a conquistar um espaço de destaque…
    Sucesso minha linda, a nós só nos resta agradecer a você por representar tão bem a nossa cidade!!!

  6. Fico muito feliz em ver seu trabalho reconhecido. Lembro quando criança você brincava de escola de samba e fazia as fantasias para todos nós brincarmos. Você cresceu com a sua arte e se tornou um orgulho para a nossa cidade ultrapassando as fronteiras com a sua criatividade, liço é bom gosto que abrilhanta os carnavais. Desejo tudo de bom e torço pra ver cada vez mais seu talento brilhar. Parabéns e muito sucesso.

    • Sandrinha muita orgulhosa de vc não só pela matéria e pelos destaques! Orgulhosa por sua coragem, vc rompeu todas as barreiras de preconceitos, em tempos difíceis, vc enfrentou a todos e seguiu seus sonhos, lutou e venceu! És exemplo para todos nós que temos o privilégio de conviver com vc e te conhecer tão bem. Dona de um coração ÍMPAR em luz e generosidade. Eu te amo e sou grata a Deus por ser tua amiga. Gratidão a vc por representar NOSSO NORDESTE és uma PERNAMBUCANA ARRETADA!!!!

  7. Tudo que Sandra Farias faz é com muito amor,por isso consegue brilhar sempre entre os primeiros lugares,tenho orgulho de sua amizade.

  8. Sou de Ipojuca… acompanho sandra todos os anos, fico ansioso pra saber qual a novidade que ela vai trazer pra as passarela.
    Pena que ela não me conhece mais sou fã de carteirinha..
    Tudo acompanho e agora ela nesse site do carnaval do Brásile do mundo.

  9. Sandra, grande artista do nosso carnaval e colecionadora de títulos, grande foliã que leva consigo muita alegria e vontade de abrilhantar ainda mais a folia com suas luxuosíssimas fantasias. Eu mesmo devo muito a ela, ela já me ajudou e ainda ajuda muito, é uma maravilhosa pessoa, amiga e compreensiva. Por ser quem ela é a vida trata de trazer ainda mais luz pra sua vida.

  10. Parabéns minha amiga vc merece todas as homenagens do mundo . Pelo seu esforço qui só quem li conhece sabe , o profissionalismo qui vc é . E são fantasias de primeira linha e de muito bom gosto parabéns amiga qui Deus li proteja muito e qui venha muitos e muitos carnavais pela frente bjs no coração

  11. Parabéns Sandra farias vc e merecedora de tudo q conquista e sem fala no ser humano incrível e magnífica que vc e meu amor um exemplo de tudo que dá te admiro muito estou em são Paulo e me orgulho muito de vc suas fantasias sensacional todo seu amor por cada pedrinhas colocada em cada fantasia sei que tudo que vc faz e feito com amor e carinho vc e merecedora de tudo que vem conquistando meu amor , parabéns Sandra são Paulo clama por vc meu amor 💝💝💝💝

  12. Oi meu amigos e meus fãs que eu não sei quem é !
    que felicidade ver vcs falando de mim, vcs sabem o quanto sou humilde, simples e amante de fantasias.
    Obrigada por tudo DEUS, JESUS. Família ajudantes, amigos e todos que fazem o Carnaval n°1. Não tenho palavras
    Sei dizer que Vcs São minha inspiraçâo.
    Amo demais todos e os que eu não conheço tbm
    Muito grata e muito obrigada pelo carinho e dedicação de todos.

  13. Parabéns SANDRA FÁRIAS, vc é uma pessoa admirada por todos que te conhece e não te conhece mas escutam falar em vc principalmente quando se fala em carnaval. Vc é uma carnavalesca que jamais será deixada de brilhar nos olhos de quem admira o seu trabalho… PARABÉNS pela homenagem que vc está recebendo e sendo reconhecida mais ainda. Bjossssss #ITAPISSUMA-PE

  14. Caramba, passou um filme na minha cabeça, tudo na integra, somos conterrâneos, eramos rivais de agremiação, era uma disputa acirrada, era eu ou ela, nos primeiros lugares na nossa cidade, kkkk, hj somos amigos, há muitos anos me afastei de fantasias luxuosas, mas sou apaixonado por escolas de sambas, sou fã e tenho orgulho da Sandra, uma artista completa.

  15. É um orgulho imenso compor e participar dessa equipe, o carnaval é grato por você, pois sua dedicação, virtude e talento enche os valores múltiplos do carnaval. Ou seja, fico feliz em externalizar esses adjetivos, nos quais os qualificam. Parabens e é esplêndido essa homenagem linda e merecedora. Sempre orgulho participar do grupo Ateliê Sandro Farias.

    Assinado: Gleyson Ferrety.

  16. Elaaaa é diva!!!! É a melhor! Faz seu trabalho com muita dedicação, amor , carinho e competência!. Parabéns Sandra! Você merece todo sucesso do mundo ♥️👏🏼

  17. Parabéns você merece por tudo que você lutou e buscou com sua serenidade dedicação e muito amor pelo que faz ,sempre levando o nome de sua cidade amada por onde passas

  18. Eu agradeço a Deus o dia em que eu te conheci, somos amigas a mais de 20 anos, e a mais ou menos uns 11 comecei a fazer parte da sua equipe de carnaval, onde coordeno, a organização da casa e, ajudo, como vc mesma disse né, dos acabamentos, e só tenho a agradecer, por fazer parte, dessa sua trajetória de vida , conquistas e realizações.
    Amiga irmã guerreira, parabéns vc merece todo o reconhecimento do mundo.
    Muito obrigada por permitir que eu faça parte da sua vida e história.👏👏👏

  19. Eu sinto tanto orgulho de fazer parte dessa equipe. De cada ano participar e poder contribuir um pouquinho com os seus desfiles me deixa imensamente feliz.
    Por tudo que vc ja passou, vc só merece estar no topo e ser muito feliz, titia!
    Te desejo todo sucesso do mundo 😘

  20. Sandra é simplesmente uma maravilha em nosso município, uma artista brilhante. Muito orgulhosa de saber que nosso município é representado de forma tão espetacular por alguém como vc Sandra Farias. Deus te proteja sempre.

  21. Sandra merece todas as homenagens, pela linda trajetória demores ascendente, conquistando um lugar no Carnaval Brasileiro, sempre pautado na ética, respeito, beleza e criatividade. Nosso reconhecimento ao seu talento, que Deus Abençoe sua vida hoje e sempre 🙏

  22. Fantástica. Uma carnavalesca fora do normal. Que venceu as dificuldades da vida e hoje é um exemplo de perseverança e Vitória. Uma mulher vitoriosa e amada por toda cidade de Itapissuma. Todas as homenagens a vc é pouco pois sabemos das dificuldades que é ser uma vencedora. Espero vê-la um fia desfilar no Acadêmicos do Salgueiro. Minha e sua escola de coração. Que venha 2021 com mais um desbunde de criatividade, sofisticação, elegância, exuberância, riqueza, e luxo que só o ateliê Sandra Farias tem em suas criações. Admiro muito seu compromisso com o que ama e faz de melhor. Abraço Deus abençoe e ilumine sempre.

  23. Nós da secretaria de Cultura de Itapissuma… temos orgulho de dizer que Sandra é uma pessoa ímpar…
    Primeiramente ela tem Humildade e respeito fundamental pra ser uma pessoa sensacional. Sandra é uma personalidade da cidade respeitadíssima.
    Onde ela passar faz amizade fácil… desconheço pessoas que não goste de Sandra até as rival de passarela gosta de mais dela.
    Homenagem da secretaria de Turismo e Cultura de Itapissuma.

  24. Sandrinha minha linda PARABÉNS A VOCÊ que é um orgulho para nossa cidade. Você venceu barreiras, superou preconceitos e arrasou com toda sua criatividade, dedicação e humildade. Você é muito competente no que faz e todos os títulos que já recebeu e ainda irá receber são apenas símbolos que representam um pouco do reconhecimento mais que merecido. Carnavalesca nota 1000!!!

  25. Muito feliz pelo seu reconhecimento, minha querida! Você merece tudo isso e muito mais! Você é orgulho de nossa cidade e temos o privilégio de poder conviver com você e conhecer a pessoa maravilhosa que você é! Deus lhe abençoe!!

  26. Muito Orgulho da pessoa que você é,orgulho da sua História. Sou suspeita em falar desse trabalho maravilhoso que você faz com tanta dedicação,cada fantasia é pensada com muito amor e carinho. Que você continue com esse coração lindo. Obrigada por me deixar fazer parte dessa equipe. Te amo ❤️😍

  27. Sandra Farias minha amiga dês da adolescência,💃💃 sempre deu o massimo de si para ajudar a comunudade colaborando com tudo que ligasse a cultura.
    Lembro muito bem quantas das nossas amigas (o) você salvou da ruas das drogas dando ocupações e ensinando da elaboração de uma fantasia, até o porte de levá-la ao pauco as ruas etc…
    Os meninos viram lindas mulheres e hoje seguem com o que aprendeu. Engraçado o destino né? Vejo minha ela lavando para o Brasil e o mundo aquilo que parecia uma brincadeira do mundo da arte carnavalesca!
    Sandra tenho orgulho imenso de você❤️. mulher guerreira que sempre correu a procura da perfeição em tudo que faz. Uma mulher de uma criatividade fora do comum,
    amiga você nasceu pra isso, para dar vidas as suas criações para manter essa chama acesa nos corações de muitos iniciantes no mágico mundo do Carnaval.
    Lebro como se fosse hoje quando te pedi para criar umas paramentas para o meu orixa, e você falou :será que consigo? Porquê não é a minha especialidade.
    Eu falei : se for para roubar suspiros, ver brilho nos olhares e arrancar aplausos suas mãos são abençoadas. Assim foi feito perfeitas, lindas dignas para Logunede Muito obrigado.
    Irmã sua luz e encandecente torço para te ver na Marques da Sapucaí lá encimão daquele carro alegórico Lá. Sabes né?
    Beijos e muito muito SUCESSO

    Do seu amigo irmão. Virgílio

  28. Sandra vc realmente arrebenta é um show de inteligencia tenho muito orgulho de ser sua amiga vc merece tds os premios p amor e dedicaçao ai seus trabalhos te amo muler……

  29. Sandra Farias é uma Artista Brilhante!!! Reconhecimento mais que merecido!!! Tive a satisfação de conhecê-la pessoalmente e além de uma artista fantástica é uma pessoa de coração enorme!!! Parabéns Sandrinha!!!

  30. Parabéns minha querida vc merece toda essa homenagem não é tão que chegou neste pantama de gloria carnavalesca.
    professora Marlucia

  31. Sandra minha querida além de você ser um ser humano fantástico, és batalhadora, guerreira e orgulho para todos de nossa querida Itapissuma. Você merece todo reconhecimento por esse lindo trabalho que a tantos anos vem desenvolvendo , levando todo seu potencial artístico e fazendo nossa cidade ser reconhecida como, além da terra da Caldeirada, a terra da talentosa e competente carnavalesca Sandra Farias! Parabéns Sandrinha que Deus continue te abençoando!

  32. Parabéns SANDRA, é uma satisfação estar aqui falando sobre você, super talentosa e de espirito inigualável. Maximo respeito. Você merece toda e qualquer homenagem e oportunidades que lhe for dada. Parabéns e muito sucesso!

  33. Parabéns Sandra Farias, apresar de não nos conhecemos pessoalmente, fico extremamente feliz em saber que temos aqui no Recife artistas de tão grande expressão e com totais condições de ter posições de destaque no maior espetáculo da terra na Sapucaí. Sucesso sempre e viva o Samba.

  34. Gente vcs não te noção dos bordados da Sandra Farias nas fantasias é uma verdadeira obra de arte de uma delicadeza com efeitos extraordinários, até digo se ela fosse da época de Jesus Henrique, Clóvis Bornay, Isidoro Neto, Isabela Dantas, Rita Clemente, Mucio Catão, Almir da Paixão, Luiz Freire todos iriam ter muita dor de cabeça nos resultados. Pq as roupas são obras de artes parabéns por seu estilo Sandra Farias e assinatura de suas próprias fantasias.

  35. Parabéns Sandra, seu trabalho não só é visto no Nordeste e no Brasil. Você atravessou os oceanos e seu trabalho e admirado na Europa, em especial na Italia. Sandra Farias é muito mais que uma artista, é símbolo da resistência, persistência e força.
    Grande abraço de sua fã número 1

  36. Que bom minha amiga irmã!
    Sou de Campo Grande-RJ, fui eu que dei a prótese de presente a Sandra, ela veio no último carro e tive o prazer de ser apoio dela na escola Império da Tijuca.
    Aproveitei pra levar o presente que estava em casa, só que ela.estava em cima do carro.. ai eu lembrei de da o presente na frente de todos.
    Fico emocionado pq sou suspeito de falar de vc, mais sei e conheço a pessoa maravilhosa, honesta, prestativa, humilde e de uma coração que cabe todos.
    Sempre torce por ela, em tudo que faz.
    Fiquei emocionado em saber que vc lembrou de mim.
    Vc é a amiga que DEUS me deu.
    Te amo…te amo…

  37. Sandra Farias, artista ímpar de uma Itapissuma, Pernambuco, Nordeste que é celeiro de tantos artistas!
    Faz sua arte com tanto amor e simplicidade e ao mesmo tempo com intensa dedicação a cada detalhe.
    Que bom que você teve a capacidade de transformar toda trajetória de vida em arte! Que confiante em nosso bom Deus você permaneça seguindo o caminho da luz!
    Permaneça brilhando, o nordeste é pequeno para você!

  38. O que dizer dessa carnavalesca maravilhosa SANDRA FARIAS…Um coracao enorme dedicado a criatividae e glamour…..eu geraldinho como desfilante faco parte dessa equipe marailhosa e conto sempre com minha amiga….guerreira .batalhadora.inteligente e em especial criatura do bem….grande destaque de nossa cidade PARABENS SANDRA FARIAS …UMA ESTRELA QUE SO FAZ BRILHAR…..DO SEU AMIGO Geraldinho

  39. Me chamo Nete, sou do Rio de janeiro e acompanho o trabalho dessa pessoa todos os anos “Sandra Farias” , gostaria de enaltecer cada figurino, cada fantasia que se supera mais e mais, um grande talento e um excelentíssimo profissional, dando brilho, cor e vida a cada detalhe, parabéns, que continue trazendo alegria aos nosso olhos admiradores desse talento inigualável….

  40. Parabéns Sandra! Vc representa brilhantemente a nossa cidade, Itapissuma, merece todas as homenagens do mundo pela pessoa que vc é e pelo trabalho que desenvolve.

  41. Merecedora!
    Sem dúvidas a melhor carnavalesca de Pernambuco!
    Orgulho de Itapissuma!
    Inteligente e autêntica!
    Parabéns amiga!
    Muito sucesso e saúde para vc!

  42. Primeiramente sou suspeito de fazer qualquer comentário a respeito desta pessoa tão especial mais em fim… é um grande orgulho fazer parte da vida e da história de Sandra farias pois estamos juntos a alguns anos e aprendi muito com ela, pessoa maravilhosa e de bom coração, de talento surpreendente e de uma sabedoria grandiosa, sem dúvidas merecedora de todos os títulos e vitórias q ganhou até hoje, vitórias essas na nossa cidade, estado e em outros lugares do país, fazer parte deste grupo e ateliê é um orgulho principalmente pela sua trajetória de muito trabalho e amor te parabenizo sempre por tudo conquistado e pelo q ainda virar sei q vc é e sempre será um dos melhores e maiores destaque do nosso país felicidades sempre meu amor pelas vitórias conquistadas e q venham outros trabalhos pq sempre estaremos juntos para desenvolvê-los beijos👏👏👏❤️❤️❤️.

  43. sou suspeito de fazer qualquer comentário a respeito desta pessoa tão especial mais em fim… é um grande orgulho fazer parte da vida e da história de Sandra farias pois estamos juntos a alguns anos e aprendi muito com ela, pessoa maravilhosa e de bom coração, de talento surpreendente e de uma sabedoria grandiosa, sem dúvidas merecedora de todos os títulos e vitórias q ganhou até hoje, vitórias essas na nossa cidade, estado e em outros lugares do país, fazer parte deste grupo e ateliê é um orgulho principalmente pela sua trajetória de muito trabalho e amor te parabenizo sempre por tudo conquistado e pelo q ainda virar sei q vc é e sempre será um dos melhores e maiores destaque do nosso país felicidades sempre meu amor pelas vitórias conquistadas e q venham outros trabalhos pq sempre estaremos juntos para desenvolvê-los beijos👏👏👏❤️❤️❤️.

  44. Minha amiga irmã. Conheço sua tragetoria carnavalesca desde o comecinho. Gente, Sandra veio de uma famíliar conservadora, rígida. Sempre batalhadora, guerreira e de uma criatividade incomum. Vocês não imaginam o que este ser humano incrível já passou na vida. Todos o reconhecimentos e glórias que ela recebe hoje, é mais que merecida. Itapissuma se orgulha do sua carnavalesca e eu, me orgulho além destes Títulos, da minha amiga irmã que está do meu lado em todos os momentos e, nunca deixando de ajudar a sua comunidade sempre que lhe é solicitada. Parabéns irmã. EU TE AMO!💛💛💛🌻🌻🌻🌻🌻😘😘😘😘😘😍😍😍😍😍

  45. Eu Denys Gomes coordenador do Grupo gay da Bahia e organizado do concurso LGBT da Bahia e sempre com muita honra que parabenizamos está pessoa Sandra Farias que desde do início do nosso concurso que participam e uma pessoa de muita responsabilidade e de confiança e de um profissional excelente e sempre abrirmos nossa sede para lhe receber vc sandra Farias merece todo este mérito vc e sua equipe sempre carismatica , responsável e humildade que nós do Grupo gay da Bahia admiramos em vc sempre mostrado seu trabalhos e abrilhantando o nosso evento que acontece sempre na segunda-feira de carnaval aqui na Bahia toda nossa coordenação ficamos feliz com está sua homenagem até o próximo ano com suas belas fantasias muito sucesso e Axé.

  46. Sandra é um ORGULHO para Pernambuco e para o MUNDO. Uma verdadeira lenda viva dos concursos carnavalescos. Sua história de luta e de vitórias emociona, assim como emocionar ver cada obra de arte assinada por ela e assistir suas belissimas apresentações. Uma guerreira e um ser humano espetacular. O céu é o limite para essa mulher incrível. Sou fã!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui