Nascido no bairro da Abolição, Zona Norte do Rio de Janeiro, Rodrigo Leocádio, empresário autônomo, cabeleireiro e maquiador, é sinônimo de amor ao carnaval. Rodrigo é destaque do carnaval carioca há mais de duas décadas, com passagem por diversas escolas tais como: Caprichosos de Pilares, Acadêmicos da Rocinha, Inocentes de Belford Roxo, Império Serrano, Alegria da Zona Sul, Paraíso do Tuiuti, Renascer de Jacarepaguá, Em Cima da Hora, Imperatriz Leopoldinense entre outras. Hoje é um dos principais artistas que fazem parte do fortíssimo elenco da Mocidade Independente de Padre Miguel.

O seu contato com o carnaval viria antes mesmo de nascer. Em 1980, Helvira Leocadio, sua mãe, na época diretora da Acadêmicos da Abolição, adentrou a avenida  grávida de nove meses.

Após o desfile, em um Sábado de Carnaval, Helvira daria a luz a Rodrigo, que a partir de então, não ficaria mais fora do carnaval. Já na fase colegial, sua mãe o leva para desfilar na ala das crianças onde acabou por virar  passista mirim da Escola de Samba do bairro da Abolição. Na época o presidente da Gres Dificil é Nome era Helcio Pain que daria a oportunidade ao futuro Destaque em pegar seu primeiro figurino aos quatorze anos, um feito na vida do menino Leocádio.

Adolescente e sem experiência, mais uma vez sua mãe atuaria como grande responsável para seu futuro sucesso do menino. Helvira fazia as roupas, incentivava e apoiava o filho em seu sonho.

Não tinha tantas condições financeiras. Naquela época eu ia a pé do bairro da Abolição até a estação de trem de Engenho de Dentro com a fantasia para descer na Central do Brasil. Andar isso tudo com uma roupa de luxo chega a ser uma coisa sem nexo né? Acaba sendo engraçado, você levando tanto luxo naquela bolsa e indo para o sambódromo de trem. Em nossas conversas, o Helcio lembra quando ele disse na época: Quem diria você um  molequinho, chegou la para pegar o figurino, olhei para sua cara e falei, vai fazer fantasia? E eu, Vou! Ele retrucou, Como? Por que você é uma criança. Então eu falei que a minha mãe iria bancar, ele disse que só iria me dar o figurino se minha mãe fosse lá buscar. E ela foi”.

Em 1996 Helcio Paim se tornou diretor de carnaval do Acadêmicos da Rocinha, Paim levaria Rodrigo para desfilar na escola da zona sul, o enredo era “Bahia com muito amor” de Gil Rincon. O Destaque alternou este desfile com sua participação no Acadêmicos da Abolição onde ficaria até 1998. No ano seguinte já estava desfilando na Unidos da Ponte com o carnavalesco Edgley Cunha, por la ficou até 2005.

Neste período Rodrigo Leocádio também participou dos grandes desfiles da Caprichos de Pilares nos anos 2000, como “Goiás, um sonho de amor no coração do Brasil“, “Deu pra ti! Tô em alto astral! Tô com Porto Alegre, trilegal” ambos de Jaime Cezário e“Xuxa e seu reino encantado no carnaval da imaginação” de Cahe Rodrigues. Em 2003 personificou a escola de samba União da Ilha do Governador no desfile da Lins Imperial que apresentava o enredo “Segura a Marimba! Aroldo Melodia vem aí” de Jorge Caribé. Também desfilou na Unidos de Lucas nesta época.

Antigamente não se tinha lugar certo nos carros, pois as escolas por medo de faltar algum destaque, chamavam pessoas a mais para o numero de vagas nos carros. Teve uma vez na Lins Imperial que cheguei na alegoria, tinha uma pessoa no meu lugar e ai o Presidente da época tirou a pessoa. Acabou sendo uma situação engradada, pois quem estava lá usava uma roupa nada a ver com enredo”

No final de 2004, um telefonema inesperado vindo do barracão da Mocidade Independente de Padre Miguel, viria marcar a trajetória de Rodrigo Leocádio. Era um convite para fazer parte do grupo de Destaques da Estrela Guia.

Estava no centro da cidade fazendo algumas compras. Era Setembro, período das festas de São Cosme e Damião. Lembro que topei na hora e sai correndo para ir lá conversar”

A estreia se deu no desfile de 2005, “Buon Mangiare, Mocidade! A arte está na mesa” assinado por Paulo Menezes. Apesar de já estar desfilando com grandes fantasias na Caprichosos, o figurino na Mocidade não era muito grande, o que mudaria já no ano seguinte em “A vida que pedi a Deus” de Mauro Quintaes, ali Leocadio alcança o posto de Destaque Central de uma alegoria.

Eu sou um destaque que não tenho problemas com os carnavalescos. Sempre procurei ouvi los, nunca tive casos de vaidade com roupa. Os carnavalescos quando chegam na minha escola já me conhecem ou já ouviram falar de mim, estou concretizado no carnaval. Grandes Carnavalescos se tornaram meus amigos pessoais que eu conheci inclusive na Mocidade. Acabou virando uma relação de amizade de misturar as famílias em viagens e festas de final de ano. Também procuro ir ao barracão, quando eu já estou fazendo a roupa e a escola fazendo os carros. Ver o que esta sendo feito nos carros, o material que possa acompanhar as ideias do carnavalesco”

Rodrigo Leocadio desfilou em 2013 na Inocentes de Belford Roxo com o enredo As sete confluências do Rio Han – 50 anos de imigração da Coreia do Sul no Brasil“. A amizade com o carnavalesco Wagner Gonçalves, que vinha desde o inicio na Mocidade, faria Leocadio retornar a escola em 2017 para ser coordenador de Destaques até 2018. Neste dois anos Gonçalves assinou os enredos para a tricolor de Belford Roxo.

Quando eu voltei para Inocentes, ele sendo muito organizado, foi convidado para coordenar o grupo dos destaques. Em 2017 além de coordenador, foi nosso abre alas com uma roupa do diabo. No ano seguinte eu fiz Magé e conseguimos fazer um grande carnaval em relação a destaques. Leocadio soube controlar inclusive vaidades. Uma parceria muito bacana. Foi muito bom trabalhar com ele e ainda vamos trabalhar juntos muitas outras vezes , inclusive em oportunidades no exterior” declarou Wagner Gonçalves.

Em 2014 a Mocidade passava por mudanças, Rogério Andrade (sobrinho de Castor de Andrade) estaria de volta a escola e através de reunião interna, decide que Rodrigo leocádio seria o novo coordenador de Destaques da escola. No ano seguinte, estaria no Abre Alas da escola em figurino assinado por Paulo Barros.

2017 seria um ano marcante, além de desfilar na Imperatriz Leopoldinense em “Xingu – O Clamor que vem da florestade Cahe Rodrigues, também foi campeão junto com a Mocidade Independente (As mil e uma noites de uma ‘Mocidade’ pra lá de Marrakesh – Alexandre Louzada) que voltaria a vencer após vinte anos.

É uma pena não ter mais os grandes concursos de fantasias. O Milton Cunha faz um, que já da uma oportunidade. Porém não é como antigamente onde os próprios destaques faziam questão de concorrer. Deu um esfriada, é muito triste ver isso tudo acontecer. Destaques se tornaram grandes nomes no carnaval por conta destes concursos que se perderam com o tempo”

Ouço muito dos meus amigos destaques reclamarem da falta de valor. Comigo é diferente, não sei se é porque recebo um bom tratamento na minha escola e até em outras sou muito bem acolhido. Na Mocidade não vejo desvalorização dos destaques, pelo contrario somos bem recebidos

Rodrigo Leocadio também foi coordenador de Destaques na Lins Imperial e da Em Cima da Hora, quando comandou o grupo na reedição de “Os Sertões” em 2013. Em toda sua vida no carnaval, Rodrigo se espelhou em Clovis Bornay, falecido em 2005. Um elogio do ídolo, que conheceu em uma festa na Unidos do Viradouro, rendeu um convite para participar o programa Esquenta comandado por Regina Casé, que na ocasião homenageava o lendário destaque.
São inúmeros prêmios e menções, Rodrigo Leocadio é aclamado em vários eventos promovidos tanto por sua Mocidade quanto nas escolas coirmãs.

Deixo uma mensagem para a nova geração. Se dediquem bastante, antes de qualquer coisa, faça para seu agrado pessoal. Que tenham total dedicação, obviamente estará ajudando a escola de samba também”

Como todo mundo sabe é uma grana que se gasta, passa pouco tempo na avenida, tem escola que não voltam no desfile das campeãs, aquela arte fica perdida dentro de um quarto, dentro de um atelier, dentro de bolsas e que não usam novamente. Então tem que ter muito amor, muito carinho. Não se coloque em um pedestal achando que você é o mais importante, o destaque, o impecável que não é bem por ai”

Sinceramente desejo que essa pandemia passe e que possamos fazer um carnaval de superação. Sei que será mais um ano difícil para todo mundo. Que os poderes públicos e das escolas olhem com carinho para o carnaval. Acho lindo quando alguma escola fala de coisas nossas. Desejo muita saúde , muita boa sorte, que no final possamos nos abraçar de novo, afinal das contas  somos todo irmãos

Como nasci no carnaval, minha mãe pagava minhas fantasias como presente de aniversário, isso desde quando eu decidi virar Destaque. Eu não trabalhava, apenas  estudava. Minha mãe me incentivava, é minha maior inspiração. A pessoa que me dá muita força até hoje. Tenho minha vida estabilizada e ela faz parte dessa construção. Adora me ver desfilando, me ver gravando programa de televisão e mostra para todo mundo, coisas de mãe né? Minha Parceira, obrigado Mãe!

Sua mãe Helvira abriu a matéria, ao procuramos para a mesma dar uma declaração. O que ouvimos foi um relato emocionado de uma mãe orgulhosa da trajetória de uma estrela e grande Destaque do Carnaval.

Meu filho Rodrigo é a coisa mais maravilhosa que Deus me deu, meu presente. Tenho os meus dois filhos mais velhos ( Leandro e Eduardo) que também são maravilhosos. Mas o Rodrigo sempre me acompanhou e eu sempre o acompanhei desde pequeno. Eu deixei de ser diretora de escolas de samba para estar junto com ele, apoiando e orientando. Sempre falei para ele, meu filho você é uma estrela e sempre brilhará. Teve uma festa na Viradouro e o Clóvis Bornay falou na época: Menino você vai ficar no meu lugar por que você tem tudo para brilhar! ” nos declarou emocionada Helvira Leocadio.

“Meu filho tem o Dom, é trabalhador desde os 14 anos. As vezes estou deitada em casa e quando ele chega do trabalho, me acorda para conversamos de tudo um pouco. Meu Campeão, meu Ídolo, meu Rei, presente que Deus me deu. Enquanto eu existir irei te acompanhar onde você for, sempre estará brilhando. Meu destaque preferido que Deus te ilumine cada vez mais. Sucesso e vitória na sua vida, você é um guerreiro igual a sua mãe. Parabéns meu filho, beijos e abraços bem apertado da sua Mamãe“, finalizou Helvira.

Por Waldir Tavares e Henrique Sathler

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Resumindo em poucas palavras ” vc mre mata de orgulho”
    Lindo como a lua
    Claro como o sol
    E brilhante como uma constelação!!!
    Tia Eliane te amaaaa

  2. Quanto orgulho de sua história meu filho, orgulho da Mamãe. Parabéns! Você merece essa e muitas outras homenagens, Te amo! 😍😍😍😍

  3. Parabéns RODRIGO LEOCÁDIO 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻.
    Lindo ver esse reconhecimento de um Destaque impecável como vc.
    Arrepio ao ler a reportagem.
    Parabéns Helvira Leocádio.!!!
    Seu filho é show.

  4. Parabéns !
    DEUS sempre te dando direção e palavras sábias. Seu reconhecimento impecável .
    Sacrifício que a minha Amiga HELVIRA fez e continua fazendo ,fez de Vc um exemplo trazendo Alegrias e Respeito . Super Mãe e um Filho que sempre lhe trás Gratidão e Orgulho . Sonhos realizados. Nunca perdeu a FÉ. Conquistas sempre somadas.
    Desejo a Dupla Mãe e Filho muito AXÉ e Proteção .
    DEUS sempre presente.
    Guerreiro e Guerreira sempre Unidos :
    Rodrigo Leocádio e HELVIRA .
    Adoro vcs
    Sou muito sua fã e admiradora , continue com a sua Humildade.
    Saudades de vcs.
    Suas Histórias e Superações.
    Quem sabe , um “ENREDO ” , no futuro.
    Bjsss.
    De sua amiga de sempre, Aurea

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui