DESTAQUE DE LUXO – O FANTÁSTICO ANGELO MISSIATO

3
1727

O Destaque de Luxo Angelo Missiato, filho único de Tônia Clemente e Antônio Missiato, é conhecido por movimentar o interior paulista com seus eventos e ser hoje o dono de um incrível acervo de fantasias de luxo que já passaram nos sambódromos mais famosos do país.

O Servidor Publico teve seu primeiro contato com o mundo do carnaval aos oito anos de idade, na cidade de Porto Ferreira/SP. Na ocasião, Angelo, que estava se preparando para a primeira comunhão, saiu da missa e viu pessoas se aglomerando em volta da Matriz Religiosa. Era o Desfile em comemoração ao aniversario da cidade. Em determinado momento, no final do desfile, apareceu uma carreta puxada por um trator. Em cima daquele carro vinha o Destaque Evandro de Castro Lima, figura emblemática da “era de ouro” do carnaval brasileiro e conhecido ao disputar inúmeros concursos de fantasia, com uma belíssima fantasia dourada. Aquela cena determinaria o destino do pequeno Angelo Missiato nos concursos de fantasias pelo Brasil.

Evandro Castro Lima e Marlene Paiva

Filho de costureira, o futuro multi campeão de concursos, passou a ajudar a mãe nos bordados de vestidos de noiva. Aos treze anos, estudava de manhã e bordava a tarde, naquela atividade que era a base da renda familiar.

Revista MANCHETE nº 877 fevereiro 1969

Fascinado pela imagem de Evandro de Castro Lima, assim como toda criança amante do carnaval nos anos setenta, todo mês de de fevereiro, Missiato ia até as bancas de jornais para comprar revistas que cobriam a folia. “Revista Manchete” e “O Cruzeiro”, todo ano traziam em suas capas os grandes destaques de luxo na época, como o próprio Castro Lima, Clóvis Bornay, Jésus Henrique e Marlene Paiva.

Foto Reina Nosella

Tinha muita amizade com senhoras da sociedade, professoras e diretoras. Elas guardavam estas revistas. Aquela pilha de registros guardados no fundo dos quartinhos das casas. Fui pedindo tudo. Falava que um dia queria ser como aquele grande homem que vi desfilando pela primeira vez. Hoje tenho um acervo de revistas que se inicia a com revista de mil novecentos trinta e sete

O cisne Real de 1986 – Fantasia que mudou a vida do Destaque Angelo Missiato

A primeira fantasia de Angelo,”Guerreiro do Tabernã“, foi confeccionada por ele com ajuda da mãe para sua participação em concursos na sua cidade. Com esta primeira roupa foi campeão, aos dezessete anos, no concurso de fantasias do Clube de Campo das Figueiras no inicio dos anos 80.

Em meados da década de oitenta, a família se mudou para cidade de São Carlos, também no interior do Estado de São Paulo. Trabalhando dia e noite, Angelo se formou em Estudos sociais e Pedagogia. Graduado, passou a lecionar Geografia e História durante quatro anos. Envolvido com confecção de Fantasias, em 1985 criou a fantasia “Cisne Real“, figurino que proporcionou uma mudança na sua vida profissional e pessoal. Quando desistiu da carreira de Professor, para iniciar novo ciclo, se envolveu muito mais no carnaval, mudando sua vida para sempre.

Com o “Cisne Real“, Missiato concorreu no Teatro municipal em São Carlos. A fantasia, que tinha duas mil penas de emas retorcidas brancas (hoje proibidas pelo IBAMA), disputou com doze concorrentes na categoria luxo masculino, saindo como o grande campeão da noite. No dia seguinte deste feito, o prefeito de São Carlos chamou o jovem Angelo no gabinete da Prefeitura e o convidou para assumir o cargo de Coordenador de Eventos do município. A partir daquele momento, o ex professor seria o responsável por todos eventos da cidade, incluindo o Carnaval. Cargo que ocupa até hoje.

Naquela época nós não tínhamos essa gama de materiais que existem hoje. Era somente lantejoula solta e missanga. Ou você fazia o trabalho olho de boi, que é a lantejoula com a missanga, ou só a lantejoula no trabalho de escamas de peixe. Bordamos o ano inteiro o Cisne Real na mão, com linha na frente e verso“.

2004 CAMPEÃO. ESCOLHA DA MELHOR FANTASIA DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Efetivado no cargo, após passar em primeiro lugar no concurso publico, Angelo organizou seu primeiro evento de Fantasias em 1989. Dali em diante fez vários eventos com publico de cinco mil pessoas que esgotavam os ingressos quinze dias antes do evento. Inicialmente os concursos eram Regionais, chegando a nível Nacional, já com participação de Destaques renomados do naipe de João Páscoa, Beni Zaperlon, Manoel Cruz, Joao Alcantara e o lendário Clovis Bornay.

Conciliando a carreira de gestor com de participante de concursos de fantasias, Angelo passou a figurar em eventos nas pequenas cidades ao redor de São Carlos, como Águas de São Pedro, Descalvado, Araraquara, Itirapina e Ibaté.

2019 PRINCIPE AFRICANO

Os secretários de cultura e Prefeitos entravam em contato para solicitar minha presença nos eventos. Diferente dos dias atuais, comecei a viajar sozinho inicialmente. Cada ano era uma fantasia, fazia os desfiles ganhando um pequeno cachê. Mesmo trabalhando na Secretaria nós confeccionávamos fantasia o ano todo e desfilava no carnaval aqui da cidade de São Carlos. Fui destaque durante dez anos da escola independente, meu nome foi crescendo e as pessoas me cobravam quando me encontravam em fila de banco ou supermercado. Me perguntavam como ia ser a nova fantasia”

2020 AS CHAMAS DO PROGRESSO

Consolidado nos Salões, Angelo passou a desfilar também nas grandes escolas de Samba Paulistanas a convite da também Destaque de Luxo, Simara Sukarno. Em 2020, por exemplo, desfilou a fantasia “As Chamas do progresso” criada pelo carnavalesco André Machado para o enredo “Tempos Modernos” da Sociedade Rosas de Ouro.

Não tenho do que reclamar quanto minha relação com carnavalescos. Altero alguma coisa em termos de tamanho porque roupa pequena para mim, não combina. Tenho um metro e oitenta e cinco, quando coloco uma bota, passo de um metro e noventa. Gosto de roupas não retas, roupas encurvadas e de fantasias que me abracem, não paredões duros

Foram anos dourados dos concursos de fantasias. A roupa tem o seu ano de glória. Quando ela se inicia campeã em um concurso, vai até o final“.

A arte cura! Bordar para nós é uma terapia. Eu não tenho problema com desvalorização dos Desataques de luxo. No interior é o oposto das grande cidades como São Paulo e Rio. Aqui você é reconhecido, as pessoas cobram o ano todo de como será sua próxima fantasia. Bordar é uma tarefa para pessoas sensíveis. É preciso ler muito sobre mitologia universal para levantar o mito. Isto se chama pesquisa. Como gostaria que pessoas com tendências aos trabalhos manuais realizassem os seus sonhos porque a arte cura“.

Faço questão que o destaque use luvas, fica deselegante um destaque sem luvas. Depois de montar uma fantasia, passamos pelo segundo item que é a técnica de passarela. Você precisa ter noção de tempo e do espaço para explorar a sua desenvoltura. Isso você vai adquirindo com o tempo, cada pessoa tem a sua característica. O aplauso é a extensão do nosso talento.“.

Angelo em uma das inúmeras homenagens recebidas ao longo de sua trajetória

No universo das vaidades, como é conhecida a classe dos Destaques de Luxo, Angelo é conhecido por ser querido entre todos seus pares. A relação dele com os demais Destaques é de amizade e parceria.

Teve um fato curioso que me marcou há muitos anos atrás. Estávamos em um camarim reservado para os destaques montarem as suas fantasias antes do concurso. Sempre tem aquela pessoa mal sucedida que se torna encrenqueiro. Aqui tínhamos um candidato que ele era odiado por todos. Quando nós já estávamos todos com as fantasias montadas, ele mais uma vez chegou atrasado, jogou a fantasia toda no chão e disse a todos que a roupa dele estava muito bem benzida por Deus. Esse elemento nem se classificou entre os três primeiros. Isso ficou registrado que mal se paga com o mal“.

DONO DO MAIOR ACERVO DE FANTASIAS DE DESTAQUES DO CARNAVAL

Por paixão, após o carnaval, o Destaque passou a adquirir fantasias de amigos famosos. Muitos que ficam sem espaço para guardar as criações, fazem parceria com Angelo, que compra estas roupas e supre a demanda dos concursos nas cidades do interior.

Carnaval no interior de São Paulo – Foto Reina Nosella

Varias Prefeituras do interior do Estado de São Paulo fecham contrato com Angelo Missiato para eventos carnavalescos. O Destaque, hoje, é uma personalidade na Cidade de Sao Carlos. O atual Diretor Municipal de Cultura da “Cidade da Tecnologia”, Carlos Caromano, nos explicou o que significa o trabalho de Angelo para o Sao Carlense.

Com contratos fechados, ele viaja com uma equipe de até vinte amigos que adoram carnaval. Estes amigos vestem os famosos figurinos que um dia brilharam em desfiles das Escolas de Samba nas avenidas do Anhembi em São Paulo e Marques de Sapucaí no Rio de Janeiro.

A parceria inclui mais de 150 fantasias que foram vestidas por Destaques Icônicos como o já citado Joao PasquaAlmir Alberto, Simara SukarnoNaldo Cavalcante, Renato Lucena, Douglas Amorim, Denis Aberlon, Marcos Dias, Juliano Gomes, Rodrigo do Rosas de Ouros, entre outros.

Foto Reina Nosella

No nosso meio existem pessoas maravilhosas. São grandes amigos, amizades sadias. Percebo que, pela criatividade e sensibilidade, nós somos diferenciados. Trabalharmos o ano inteiro nas nossas profissões e ainda ocupamos o nosso tempo criando e bordando fantasias para chegar naquele momento único. Por isso a minha preocupação em preservar

Não posso esquecer jamais que quem me levou para carnaval de São Paulo e me apresentou aquela avenida, que foram meus grandes amigos e irmãos, Simara Sukarno e João Páscoa. Não posso jamais deixar de enaltecer esses dois que são uns queridos e Pessoas importantíssimas na minha vida

Entre anônimos que Angelo leva para os eventos, incluem apoios e os que vão se apresentar. Entre estas Celso Ricardo Bueno nos explicou a experiência em fazer parte dos eventos coordenados por Missiato.

São quase quarenta anos de envolvimento com o Carnaval. O legado do intercambio que Angelo Missiato faz entre os grande centros e o interior é o combustível que faz com que a tradição dos grandes bailes e desfiles ainda resistam nestas cidades. Se um dia uma fantasia proporcionou mudança no seu padrão de vida, hoje ele devolve em forma de gratidão, trabalho e arte.

Por onde Angelo Missiato passa, o carinho é o ponto alto – Foto Reprodução com a admiradora Diva Coelho

3 COMENTÁRIOS

  1. Angelo amado amigo!!!! Parabens por essa linda trajetoria!!!! Vc é inspiracao pra mim que estou ainda engatinhando no carnaval!!!! Admiro muito seu trabalho!!!!

  2. Grande artista como poucos. Ângelo respeita tudo e todos que envolvem carnaval. Belíssima homenagem do site Carnaval N1. Parabéns Valdir e Henrique

  3. PARABÉNS ÂNGELO!
    SMUITO BOM TER UM GRANDE ARTISTA QUE TEM UM ACERVO, PARA PARTICIPAR DE QUALQUER EVENTOS!
    PARABÉNS À WALDIR E HENRIQUE PELO CANAL E ENTREVISTA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui