DESTAQUE DE LUXO – O EXUBERANTE ODACYR MARTINS

2
1036

 

Com o objetivo maior de valorizar o segmento dos destaques de luxo do nosso carnaval espalhados por todo o Brasil, no início deste ano o nosso site Carnaval Número 1 promoveu a primeira edição de um concurso de fantasias de luxo que se realizou virtualmente, tendo Odacyr Martins conquistado a primeira colocação neste certame com a majestosa fantasia “O Cisne Negro”, originalmente criada no ano de 2010, para participação de Odacyr no Brazilian Carnival Ball, em Toronto, no Canadá.

Nosso personagem é nascido na cidade de Poço Fundo, em Minas Gerais, tendo se transferido para a cidade paulista de São Carlos no ano de 1971.

Odacyr nos conta que sua primeira experiência no mundo das artes, aconteceu através da música, já que cantava muito aos treze anos de idade.

Na cidade de São Carlos, Odacyr encantou-se desde logo com o desfile das escolas de samba da cidade, tendo desfilado pela primeira vez com fantasia quando tinha apenas dezesseis anos de idade, quando vestiu uma fantasia representando uma borboleta nas cores azul e dourado. Desde aí nunca mais deixou de lado a criação de uma alegoria, tendo já aos vinte anos participado do seu primeiro concurso de fantasias, nunca mais parando de encantar a quem assiste a estes desfiles com suas imponentes criações, cheias de muito luxo, brilho e criatividade.

Capa da Revista Manchete de 1967

Odacyr neste seu encantamento pelo carnaval faz referência às capas da antiga revista Manchete, em suas edições de carnaval, onde as fantasias registradas na revista encantavam o nosso personagem, como obras de arte que eram, cheias de detalhes, colorido e riqueza de detalhes, acreditando ele que a primeira destas revistas que chegaram a ele foi a do ano de 1967.

Nesse tempo, uma das grandes referências de Odacyr era a figura de Evandro de Castro Lima, que inspirava-se em reis e outras figuras da história para criar as fantasias que desfilava, na época quase que integralmente costuradas e bordadas a mão esses figurinos, verdadeiras obras de arte.

“Tributo a Evandro de Castro Lima” – Carnaval de 1985 – Clube monte Líbano

 

Odacyr no carnaval de 1985 apresentou a fantasia “Tributo a Evandro de Castro Lima”, cuja inspiração para criação dessa fantasia partiu da última fantasia apresentada por Evandro “Tributo a Vaidade”. Com essa roupa Odacyr conquistou o segundo lugar em concurso de fantasias realizada no clube Monte Líbano do Rio, primeira participação do nosso personagem nos grandes concursos de fantasias frequentados pelas grandes figuras do carnaval.

 

Nos desfiles das escolas de samba, por tratar-se de um espetáculo a céu aberto e sem possibilidade de edição, imprevistos também acontecem e foi um destes que levou Odacyr a desfilar no carnaval de São Paulo, justamente no primeiro ano da Império de Casa Verde desfilando no grupo principal das agremiações paulistas.

O enredo da escola era “Nhô João, Preto Velho Milagreiro e Profeta de Todos os Deuses, lá pelas bandas do Cafundó”, enredo este desenvolvido pelos carnavalescos Hernani Siqueira e Paulo Führo.

“Exaltação aos Quinhentos Anos do Brasil” – Apresentada por Odacyr – Ano de 2000

Nos conta Odacyr que quase as vésperas do desfile da escola foi contatado por um dos carnavalescos que queria uma das roupas do nosso personagem para brilhar no alto de uma das alegorias preparadas para embelezar o desfile da escola e contar o enredo proposto. A roupa seria vestida originalmente  por Vatusi, que já na área de concentração da escola, momentos antes da agremiação entrar na pista de desfile do Anhembi, sentiu-se mal e daí foi aconselhada a não desfilar. Dessa forma coube a Odacyr assumir o lugar e passar pelo Anhembi representando “Nossa Senhora do Rosário dos Pretos”, fantasia esta que quando crida por Odacyr chamava-se “Exaltação aos Quinhentos Anos do Brasil”, confeccionada para o carnaval do ano 2000.

Na transmissão do desfile do Império de Casa Verde aparece a legenda como se fosse Vatusi a desfilar na alegoria com a fantasia de destaque, até mesmo pelo fato de que aquilo acontecido ainda na área de concentração era de desconhecimento geral, muito menos da imprensa que cobria o desfile daquele ano, mas de fato quem brilhou e divertiu-se muito foi Odacyr no alto da alegoria.

Dos anos de 2007 a 2011 Odacyr participou do Brazilian Carnival Ball, evento beneficente que era realizado em Toronto, no Canadá, festa esta que chegava a cada noite a reunir cerca de cinco mil pessoas, com grandes arrecadações, já que quem frequentava esse evento pagava entre dois mil e quinhentos e cinco mil dólares  por um convite para poder participar do evento, cuja renda era integralmente dirigida a ações de caridade e benemerência.

A participação de Odacyr nesse evento era destacada já que ele ficava com a incumbência de levar uma média de cinco fantasias para participar desse evento a cada ano.

Nosso personagem também teve participação destacada em dois programas do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). O primeiro no ano de 2005 no programa “Gente que Brilha”, no qual chegou a “duelar” com Ronaldo Ésper , sagrando-se vencedor, sendo um dos seis finalistas desse programa.

Posteriormente, depois de suas viagens a Toronto,  Odacyr voltou ao SBT para dessa vez participar da atração “Desafio”, onde o mote do programa era desafiar uma pessoa a fazer melhor do que o desafiante. Como desafio nosso personagem apresentou a fantasia “O Cisne Negro” e nunca apareceu nenhum desafiante para ela. Assim Odacyr permaneceu até que o programa saísse do ar sem que nenhum desafiante apresentasse melhor resultado.

“O Cisne Negro” levou cerca de seis meses para ser confeccionada, de setembro de 2010 a fevereiro de 2011, com um custo bastante alto, de cerca de cinquenta mil reais para termina-la, valor este que até hoje não foi coberto mesmo com todas as
premiações recebidas e locações feitas da alegoria.

Nos conta Odacyr que “O Cisne Negro” fez sua estreia em concurso de fantasias realizado  na cidade mineira de Machado no ano de 2011, município onde nasceu seu pai, antes que fosse levada para ser exibida no Canadá, tendo  Odacyr recebido neste concurso a primeira colocação na categoria de luxo masculino.

Posteriormente “O Cisne Negro” participou do concurso oficial de fantasias da cidade do Rio de Janeiro, por convite do também destaque de luxo  Silvinho Fernandes, na época realizado nas dependências do Jockey Clube, repetindo o sucesso ao alcançar a primeira colocação, tendo Odacyr recebido a premiação das mãos da bailarina Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio.

Odacyr Martins e Ana Botafogo

“…A primeira categoria avaliada foi a de Luxo Masculino, com 12 competidores. O primeiro a entrar foi, por acaso, o vencedor: Odacyr Martins, como O Cisne Negro. A alegoria de tal modo gigantesca, que precisou ser montada no próprio palco. Todo preto, com plumas e muito brilho um cisne para Natalie Portman nenhuma botar defeito. A desenvoltura de Odacyr impressionou muuuuuito…”

(http://www.hildeangel.com.br/luxo-muito-luxo-e-aplausos-de-pe-no-concurso-das-fantasias/ – publicada em 17/02/2012)

Nesse mesmo concurso realizado no Jockey Clube carioca no carnaval de 2012, o segundo lugar na categoria de luxo feminino, com o título de “Tributo a Joãosinho Trinta”, apresentada por Ieda Domingues (irmã de Odacyr), era criação e confecção também do nosso homenageado.

“Tributo a Joãosinho Trinta” – criação e confecção de Odacyr para 2012

O também destaque de luxo Silvinho Fernandes, referido por Odacyr, fez questão de mandar uma mensagem ao amigo:

Odacyr refere que a inspiração para criação de suas fantasias quase sempre é proveniente do cinema, sendo que a inspiração para construir a Cisne Negro veio de um filme, sendo que por este mesmo caminho vieram “Molin Rouge” e “Era Glacial”, que foi a primeira alegoria a ser levada para o evento beneficente no Canadá.

“A última Batalha de Hércules” – Fantasia criada para o Brazilian Carnival Ball, evento realizado em Toronto/ Canadá no ano de 2010

O processo de criação de uma alegoria, nos conta Odacyr se inicia por um esboço do projeto, com seus primeiros desejos com relação aquele traje, com preocupação para as dimensões que a alegoria deverá ter em seu conjunto, que precisa ser harmonioso e belo. Superada esta primeira fase nosso personagem parte para a parte das esculturas, possuindo um profissional desta área que já trabalha com ele há mais de 40 anos, a mesma coisa acontecendo com o serralheiro, Roberto Pepino, que é o responsável pela estrutura metálica que sustenta a alegoria.

“Fênix” – adaptação da fantasia “Sol nascente” – adaptada em 2021 para desfile virtual em São Carlos

Odacyr é figura muito conhecida em várias cidades do interior de São Paulo especialmente em São Carlos e Rio Claro, além de Poços de Caldas, em Minas Gerais por sua participação com suas fantasias de luxo nos grandes concursos de fantasias e também por sua participação nos desfiles de agremiações carnavalescas destas cidades com suas luxuosas roupas.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa
“As Rosas não Falam” – Para o desfile de 40 anos da Escola de Samba “A Casamba” de Rio Claro – criação e confecção de Odacyr

Odacyr já desfilou nas duas principais escolas de samba da cidade de Rio Claro, “A Casamba” e “Samuca” levando suas belas fantasias para abrilhantar os desfiles dessas agremiações.

No carnaval de 2016 quando “A Casamba” levou para a passarela o enredo “O brilho do meu sol irradia nossa história e no conto dos 40 hoje conto nossas glórias”, comemorando seus 40 ano de fundação, Odacyr foi contatado pela escola para compor as alegorias da agremiação com fantasias específicas, tendo colocado neste desfile quatro grandes fantasias.

“A Magnífica Visão do Guardião da Luz” – Ano de 1992

Nosso personagem afirma de que fato sua predileção é a participação em concursos de fantasias, certames nos quais participa há mais de quarenta anos colecionando vitórias e premiações de destaque.

Possuindo um acervo muito expressivo de fantasias, já que até mesmo aluga um imóvel em São Carlos para mantê-las armazenadas, Odacyr também aluga as roupas para desfiles em agremiações carnavalescas, fantasias estas que podem ser alugadas por inteiro, sendo também possível a adaptação de peças de mais de uma roupa para formar uma terceira, de acordo com a necessidade do contratante. Nunca houve por parte de Odacyr a venda de uma fantasia, pelo fato de encarar cada roupa como uma verdadeira obra de arte.

Odacyr desfilando a fantasia originalmente usada por Almir Alberto que passou por adaptações

Reconhecendo uma fantasia criada por terceiro pela sua beleza e conjunto visual, já houve situações em que Odacyr adquiriu uma roupa de criação de outro desfilante, fez as adaptações que a roupa necessitava para desfilar para poder brilhar nos concursos de fantasias, como ocorreu com a roupa usada pelo destaque da Vai-Vai, Almir Alberto.

Odacyr tem em sua irmã, Ieda Domingues, uma grande parceira quando o assunto é conduzir as fantasias criadas e confeccionadas por ele para a categoria de luxo feminino, sendo exemplo disso, dentre outras, a fantasia intitulada “A favorita de Netuno”, que foi a primeira fantasia que contou com o sistema de “carrinho” com rodízios para facilitar a apresentação da roupa com leveza, independente do peso total.

“A Favorita de Netuno” – Criação e Confecção de Odacyr – esculturas de Baianinho/RJ
“Índia Encantos e Magia” – Criação e Confecção de Odacyr – Vestida por Ieda Domingues

 

A Índia também já foi inspiração para que Odacyr através de uma fantasia que retratou um pouco da cultura daquele país e assim foi com a fantasia “Índia Encantos e Magia”, roupa esta que encantou os presentes também no Brazilian Carnival Ball, em Toronto, no Canadá.

Odacyr se declara ser um  artista com múltiplas facetas, já que cultura é a sua grande paixão, uma vez que enveredou para muitas áreas, como a música, a interpretação, declarando ainda que de fato carnaval é sua vida, como forma de expressar a sua arte na criação e confecção das múltiplas fantasias. Bancando todos os custos para a concretização desses sonhos e diversos personagens, que sempre levou com brilhantismo para as passarelas dos grandes concursos de fantasias, já que em muitos sagrou-se campeão com suas criações, também destacou-se nos carnavais de rua, desfilando principalmente nas agremiações carnavalescas do interior de São Paulo.

Desde o ano de 2018 Odacyr frequenta o curso de Audiovisual (Cinema), pela Universidade Federal de São Carlos, outro ramo das artes que muito encanta nosso personagem.

Claro que Odacyr aguarda um convite para que possa estar no topo de uma alegoria atravessando a pista de desfile da Marquês de Sapucaí numa agremiação carioca, já que seria a coroação de uma história de sucesso para esse personagem que há anos vem encanto os amantes do carnaval com sus criações cheias de muito luxo, brilho e sofisticação.

“Sol Nascente” – fantasia criada para a celebração dos 40 anos da Escola de Samba A Casamba no ano de ,2016. Criação e confecção Odacyr Martins/ Renato Lucena.

Perguntado sobre planos futuros, Odacyr nos conta que foi contatado para participar de um evento em Boston, com três de suas fantasias, evento este beneficente e que promete repetir o modelo por muitos anos adotado para a realização do Brazilian Carnival Ball. O organizador deste evento, que deverá acontecer no próximo ano, já presenciou as apresentações de Odacyr com suas criações no Canadá, sendo que a participação no concurso virtual de fantasias com “O Cisne Negro” do site Carnaval Número 1, ajudou o organizador do evento a reencontrar Odacyr e suas maravilhosas criações.

Tão logo esse momento de pandemia pelo qual estamos passando finde, pretende a direção do site Carnaval Número 1 realizar a premiação dos vencedores com a entrega do troféu a que fizeram jus em evento a ser realizado de forma presencial, já tendo sido realizada a quitação no tocante ao valor financeiro conquistado pelos vencedores, conforme regulamento amplamente divulgado na época do lançamento do concurso de fantasias de luxo que realizou-se na modalidade virtual, conforme já referido.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui