Definido o Júri Especial do Concurso Virtual de Fantasia de Luxo no Site CN1

3
1489

O Concurso Virtual de Fantasias de Luxo é uma iniciativa do Site CN1 para movimentar o mundo do carnaval em tempos de pandemia. São 22 inscritos que disputam o prêmio principal de R$ 6.000.00 e um troféu com design artístico de Omar Montenegro e confecção do escultor Rodrigo Bonan.

O projeto tem a coordenação de Henrique Sathler, Ator, Produtor Cultural, Apresentador e Diretor auxiliar no SATED – Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro. A supervisão é do Diretor Executivo do Site CN1, Thiago Cânepa.

O Ator e Produtor Cultural Henrique Sathler coordena o concurso sob a supervisão de Thiago Cânepa

O júri foi formado com a ideia de abranger diversas áreas, e assim chegarmos a um resultado justo. Todos os convidados enxergaram a importância de movimentar o universo carnavalesco partindo do segmento dos Destaques de Luxo nas escolas de Samba. Nesta sentido o Jornalista Joao Gustavo Mello, que é uma autoridade no segmento, declarou a importância e falta que fazem os grandes concursos de fantasias.

Essa iniciativa do carnaval número um é muito importante porque ela resgata o poder de criação dos destaques das grandes fantasias do carnaval e e que coloca de novo  todos estes artistas competindo, mas de uma forma muito saudável, sem aglomerações. Este potencial de reviver os grandes momentos dos concursos de fantasia, de uma virtual, é de uma maneira muito viva. A medida é muito importante para  manter viva essa chama. Ritualizar esta forma carnavalesca de competição e também de apresentar as criações desses grandes artistas“, disse o jornalista, autor de um dos mais importantes livros sobre o tema.

A seguir, o elenco de Super Jurados que vão decidir qual a melhor Fantasia de Luxo no Concurso Virtual “Talentos do Carnaval by CN1“. Lembrando que todas as apresentações podem ser assistidas AQUI.

Babi Cruz – Empresária

Foto Reprodução

Lendária Porta Bandeira, fez história na Sapucaí em desfiles da Mocidade Independente de Padre Miguel e na União da Ilha do Governador. Babi é detentora do Estandarte de Ouro, do Jornal “O Globo“, de 1996. A sambista possui experiência em figurinos de luxo no carnaval por ter vestido as mais belas fantasias enquanto foi defensora de quesito nos desfiles das Escolas de Samba. Considerada patrimônio do samba, a dançarina é esposa do compositor Arlindo Cruz.

Milton Cunha – Pós-doutor em História de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Foto Renato Rocha Miranda Agência O Globo

Ex Carnavalesco e atual comentarista de Carnaval na Rede Globo de Televisão. O paraense é Mestre, Doutor e Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-EBA. Realizou trabalhos relacionados ao carnaval em Estocolmo, Londres e Johanesburgo. Milton Cunha também trabalhou como cenógrafo de Shows em Angola e no Brasil. Também foi responsável por eventos de carnaval em São Luís (Argentina), Lausane na Suíça, Miami e Nova York (EUA) e Londres na Inglaterra.

Omar Montenegro – Fotógrafo Internacional

Foto Reprodução

Omar é fotógrafo e reside na Ásia desde 2006 onde dirige a agência Studio NUMA, que faz fotografia corporativa, e eventos artísticos. Seu envolvimento com o Carnaval data de 2008 quando fotografou uma apresentação na China da escola de samba Acadêmicos da Rocinha que na época presidia o saudoso Mauricio Mattos. Desde então Omar fotografou o Carnaval na pista da Sapucaí em oito ocasiões para a revista “Rio Samba e Carnaval, além do registrar blocos de rua, ensaios nas quadras e nas comunidades.

Em 2011 criou a exposição itinerante de fotografias de Carnaval e de fantasias de luxo chamada “The Greatest Party on Earth” (A maior festa do mundo), que estreou em Tóquio em 2013 com 40 fotografias, 20 fantasias de luxo, instrumentos musicais e shows. Até agora foram feitas exposições na Tailândia, Coréia do Sul e Singapura, sendo que a próxima será em Paris em 2022. Omar, que também é artista plástico, assina o designer do troféu dos contemplados no concurso.

Frances Yves de Roquemaurel – Empresário

Foto Reprodução

Roquemaurel reside em Paris, na França, e foi Diretor da agencia Publicis Events Hong Kong. É considerado uma referencia na criação de conceitos nas áreas de luxo e gastronomia, e por desenvolver marcas a nível internacional. Fluente em 5 idiomas, possui experiência internacional de 20 anos nos EUA, Brasil, Ásia e Europa. O Francês, que já morou no Rio de Janeiro, se tornou conhecido por ambiciosos projetos que lidam com diferenças culturais e exportação do know-how francês para todo o mundo.

Pinah Ayoub – Empresária

Ícone da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis e também do Carnaval brasileiro, Pinah Ayoub marcou época na década de 70 e 80 pela representante como sua marca registrada no alto das alegorias desenhadas por Joaozinho Trinta. Em 1978, fez história ao sambar com o príncipe Charles, que ficou encantado com a beleza e o gingado da sambista. Após o episodio ficou conhecida como a “Cinderela Negra”. Fez apresentações importantes na Cisjordânia, no Marrocos, na França e em Mônaco. Atualmente atua como empresária no ramo de produtos carnavalescos.

Selminha Sorriso – Porta Bandeira, ícone do carnaval

Foto Reprodução

A bailarina Selma Rocha, é mais conhecida como Selminha Sorriso. Com seus 30 anos de avenida e 6 estandartes de ouro, a lendária Porta Bandeira é colecionadora de títulos e premiações. Na sua trajetória carnavalesca, Selminha já vestiu figurinos dos mais renomados carnavalescos na história dos Desfiles. Dona de carisma único, que fez seu sorriso virar sobrenome. Além do carnaval, nossa jurada atua como bombeiro militar, faz pós-graduação em Inovação em Gestão Pública na Uerj e dá aulas para crianças e adolescentes no projeto social “Sonho do Beija-Flor”. Em 2017 Selma Rocha recebeu a Medalha Pedro Ernesto, principal Comenda que o Rio de Janeiro possui, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Ano passado foi uma das estrelas do Carnaval de Londres, na Inglaterra.

Lino Villaventura – Estilista Internacional

Foto: Alex Campêlo

Considerado um dos maiores estilistas brasileiro de vanguarda. Desde 1978 participa do maior evento de moda brasileira: São Paulo Fashion Week, sendo um dos primeiros estilistas brasileiros a voltar os olhos para o mercado internacional. O paraense, que possui mais de 40 anos no mundo da moda, sendo reconhecido por um estilo único, de looks dramáticos, sempre pautados com enfeites na cabeça. Trabalhos de nervura sobre tecidos são suas marcas registradas. Já fez criações para o cinema e teatro, além de ter vestido grandes celebridades como a apresentadora Xuxa. Villaventura se tornou um dos nomes mais importantes na moda mundial.

Dill Costa – Atriz, Bailarina e Coreógrafa

Foto Reprodução

Dill Costa é uma cantora e atriz que já protagonizou diferentes produções teatrais de musicais norte-americanos no Brasil. Também fiz parceria com grandes cantores e compositores da música brasileira. No carnaval, foi coreografa de comissões de frente icônicas. A atriz é casada com um americano e vive há 18 anos em Chicago nos EUA, onde dá aula de dança e trabalha como cantora de jazz.

Charles Cosac – Empresário e Especialista em História

Charles Cosac

Charles Cosac é uma das referências em edição de livros de arte no Brasil. Foi o fundador da famosa editora Cosac & Naify, especializada em edições dedicadas às artes, à literatura e a disciplinas como antropologia, filosofia e sociologia. Cosac se aprofundou em estudos de teoria e história da arte na Inglaterra, se tornando mestre em história e teoria das artes pela Universidade de Essex, no Reino Unido, e na Ueclaa (University of Essex Collection of Latin American Art). Iniciou Doutorado na Universidade de São Petersburgo, na Rússia, também em história e teoria da arte. Foi diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, em 2017 e 2018. E, de 2019 até meados de 2020, dirigiu o Museu Nacional da República em Brasília.

João Gustavo Mello – Jornalista e Escritor

Foto Reprodução

O Cearense Joao Gustavo Mello é formado em Jornalismo, com experiência em redação, edição, roteiros para televisão e Doutorado em Artes. No universo das Escolas de Samba, João já trabalhou para artistas consagrados, como o campeonsíssimo carnavalesco Renato Lage. Autor de varias sinopses de enredos para as escolas de samba, Gustavo possui paixão pelo segmentos dos Destaques de Luxo. Foi através desta paixão que ele escreveu o livro “Vestidos para Brilhar: Uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca”, um trabalho que busca analisar a trajetória trilhada pelos destaques no corpo das escolas de samba, sua fixação no imaginário popular e a importância dentro dessas agremiações carnavalescas. Joao Gustavo é um dos mais respeitados nomes no meio literário carnavalesco.

Vilma Nascimento – Lenda viva do carnaval

Foto Reprodução

Vilma Nascimento, é considerada a maior porta-bandeira da história do Carnaval Brasileiro. Conhecida como o “Cisne da Passarela“, Vilma protagonizou momentos memoráveis na avenida em desfiles da Portela. Aos 82 anos de idade, é a verdadeira lenda viva na história do carnaval. Ao receber os vídeos dos participantes, nosso “Cisne” chorou e, recuperada da emoção, fez questão de enviar um vídeo para agradecer a participação de todos que concorrem como Melhor Fantasia de Luxo no Concurso Virtual Talentos do Carnaval CN1.

O resultado do voto popular e os votos do júri serão conhecidos na live especial que será transmita nas redes sociais do Site CN1 no dia 01/03/2021 as 20:00 horas.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui