Conheça o Carnaval de Florianópolis/SC

0
40

Florianópolis/SC – capital de Santa Catarina, com cerca de 500 mil habitantes, possui um carnaval diversificado e antigo, com registros desde o fim do século XIX. No segmento “Escola de Samba”, Floripa está entre as 5 mais importante do Brasil, ao lado de Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Manaus.

No início do século XX, a “elite branca” festejava o carnaval em bailes de gala e os “negros da periferia” começaram a criar blocos de ruas no centro da cidade. No fim dos anos 1940 surgiram as primeiras escolas de samba.

Até os anos 1960 os “sambas-enredos” eram adaptações das músicas cariocas. Nos anos 80 surgem os primeiros carros alegóricos e em 1986 é fundada a agremiação “Saco dos Limões”, com administração profissional e mais competitiva, que as escolas familiares.

Em 1989 é inaugurada a “Passarela do Samba Nego Quirido”, homenagem à um famoso sambista da cidade. Antes realizados na Praça XV, os desfiles são organizado pela liga LIESF e apoio da prefeitura, apenas em 2013 não ocorreram apresentações por falta de patrocínio público.

Divididos em dois grupos, Especial e Acesso, Florianópolis possui 11 escolas de samba, sendo 7 no grupo principal. Além de festas de rua e clubes, blocos de enredo, bailes, sociedades carnavalescas e o tradicional concurso Pop Gay. Em 2019, 500 mil foliões por noite “brincaram” o carnaval na cidade.

Entre as maiores campeãs, desde 1949, destacam-se: “Protegidos da Princesa”, com 25 títulos, “Copa Lord” com 20, “Unidos da Coloninha” com 9 e “Consulado” 7 campeonatos.

A partir de 2016 os desfiles começaram a ser transmitidos localmente pela TV RBS, afiliada da Rede Globo. Em 2017 e 18 pela TV RIC, afiliada da TV Record e pela Record News para todo Brasil. Este ano, a transmissão voltou à Globo.

Assista o desfile da campeã de 2019, “Consulado” com o enredo “Où l’amour sera roi “Onde o Amor será Rei”, transmitido pela afiliada da TV Globo para todo estado de Santa Catarina, no link ?:

https://youtu.be/htNfYnziTBM

Redação: Thiago Cânepa Amorim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui