Figura fundamental no desfile de uma escola de samba, pelo fato de trazerem o verdadeiro samba na ponta dos pés, o dezenove de janeiro e considerado o Dia do Passista, desde a promulgação da lei nº 4462 no ano de 2007, lei esta de autoria do vereador carioca José Carlos Rego, um jornalista e pesquisador da arte daqueles que trazem o samba no pé.

Ala de passistas da Portela

Fundamental num desfile de escola de samba, a figura do passista por um bom tempo foi como que negligenciada, sem que lhe fosse dada a importância e o valor que merece, bem diferente dos tempos em que o desfile das escolas de samba iniciou.

As alas de passistas surgiram há pouco tempo, considerando-se a história do carnaval, já que inicialmente o passista era como um personagem isolado, sozinho, que ficava em pontos distintos do desfile das agremiações carnavalescas, até que na virada dos anos 70 e início da década de 80 surgiram as alas mistas congregando estes dançarinos.

Ala de passistas da Mocidade Independente de Padre Miguel

No atual estágio em que se encontra o carnaval, as informações é de que a fantasia para o desfile oficial da ala de passistas, esta é custeada pela agremiação, mas fica por conta de cada um a indumentária para apresentação pelas quadras das escolas e participação em ensaios técnicos.

Passistas do Império Serrano

Nestes tempos onde se luta pela defesa de direitos fundamentais como liberdade e igualdade, algumas agremiações abriram suas portas para alas de passistas plus size, onde o corpo escultural da mulher fica num segundo plano para que o importante seja  o samba no pé a a inclusão social.

Ala de passistas plus size da Acadêmicos do Tucuruvi

Passistas renomados do carnaval viraram figuras de destaque no cenário do carnaval brasileiro como Valci Pelé, Nilce Fran, Tina Bombom, Sônia Capeta, Cássio Dias, Carlinhos Salgueiro e muitos outros.

Fora do carnaval, muitos passistas construíram uma carreira internacional, realizando no restante do ano apresentações pelos vários continentes, elevando a arte do samba no pé além fronteiras.

Passistas da Unidos da Tijuca

Parabéns Passistas…

Sucesso sempre…

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui